História
Na cidade de Belo Horizonte, recém-construída, havia lugar para uma escola que faria a diferença na vida das pessoas pela formação focada na excelência acadêmica e também na vivência dos valores humanos e cristãos. A educação jesuíta era presente em outros estados no Brasil, quando o então arcebispo da cidade, Dom Antônio dos Santos Cabral, insistentemente, solicitou à Companhia de Jesus que instalasse um colégio católico na capital mineira. No início, eram apenas 33 alunos, além de professores e dos padres César Dainese e Paulo Nacca. Na década de 60, chegaram as primeiras meninas.
A primeira fase
No dia 19 de março de 1943, consagrado ao Sagrado Coração de Jesus, inaugurava-se oficialmente o Colégio Loyola. Na época, estava sediado na Rua Gonçalves Dias, 1218, uma casa generosamente cedida pelo Senhor Francisco de Freitas Lobato. O lugar fazia parte da história cultural de Belo Horizonte desde os anos 20, pois abrigava artistas e intelectuais do movimento modernista. Em 25 de março de 1943, aconteceu a missa inaugural, dedicada à Anunciação de Nossa Senhora, data em que se comemora o aniversário do Colégio Loyola. Em 1949, o Colégio Loyola se mudou para a Avenida do Contorno, 7919, no bairro Cidade Jardim, atual endereço.
Formação integral
Nos anos 70, o trabalho com os alunos avançou em relação à formação integral. Muitas mudanças pedagógicas aconteceram, e até hoje o Colégio vem investindo em tecnologia e infraestrutura, mas, principalmente, na formação humana e acadêmica. A fé e a ciência caminharam juntas em projetos sociais, incluindo alunos e colaboradores na realidade de servir ao próximo.
Decada de 40
8 de outubro de 1942
Monsenhor Ambrósio escreve ao Padre geral da Companhia de Jesus para pedir a fundação de um colégio jesuíta na Província de Minas Gerais.
25 de fevereiro de 1943
Primeira sede do Colégio Loyola, na Rua Gonçalves Dias.
19 de março de 1943
Início das aulas.
25 de março de 1943
INAUGURAÇÃO OFICIAL DO COLÉGIO LOYOLA com 33 alunos matriculados.
29 de maio de 1943
Alunos do colégio aparecem pela primeira vez em público num ato colegial coletivo, realizando a devota e comovente coroação de Nossa Senhora.
1949
O Colégio Loyola muda-se para seu endereço atual: Avenida do Contorno, 7919, bairro Cidade Jardim, em terreno cedido pelo então prefeito Juscelino Kubitschek.
Década de 50
A chácara de Vila Fátima é incorporada ao Colégio Loyola.
Década de 60
1967
Colégio Loyola recebe as primeiras alunas: 12 meninas vindas da Companhia de Maria.
Década de 70
Novos temas são incluídos na proposta pedagógica do Colégio Loyola. Liderados pelo Pe. Agostinho Castejon, SJ, os assuntos abordados nesse trabalho estão contidos em uma perspectiva de reflexão crítica de questões sociais, como o racismo, a questão indígena e do trabalhador rural.
Década de 80
1980
Colégio Loyola realiza reformulações e inovações pedagógicas em sua proposta, incorporando em suas atividades os Estágios Sociais.
Década de 90
É reformulado o projeto de formação permanente do corpo docente, reforçando a prática e a vivência de valores e princípios da Pedagogia Inaciana.
Novo prédio é construído para abrigar o Ensino Médio. O Colégio passa a contar com três prédios e 59 salas de aula.
Década de 2000
Grandes reformas são realizadas no Colégio para acompanhar as propostas pedagógicas contemporâneas.
A chácara Vila Fátima passa a ter novo endereço (sede atual), no bairro Braúnas, na região da Pampulha, com 16 mil m2.
É construído o Complexo Esportivo.
A Biblioteca do Colégio muda conceitualmente e é reformada, informatizada e passa a constituir um espaço multicultural.
O Colégio Loyola passa a contar com laboratórios de Física, Química, Biologia e Informática.
É criado o Passo das Artes, galeria de artes para exposições de obras de artistas e de trabalhos de alunos.
O Castelinho de Santo Inácio, playground da escola, é inaugurado para as crianças do 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental.
O auditório do Colégio Loyola se transforma no Teatro Pe. Francisco Rigolin, com capacidade para 360 pessoas.
As salas de aula são ampliadas e recebem novos recursos tecnológicos.
Década de 2010
Colégio Loyola estabelece o Rancho Loyola, em Itabirito. O local é usado para retiros, acampamentos e projetos pedagógicos.
A Prainha de Anchieta, espaço com espelho d’água e areia, que remete ao litoral brasileiro onde o padre jesuíta José de Anchieta viveu, passa a integrar o ambiente do Colégio.
O antigo “Morrinho”, localizado próximo ao Complexo Esportivo da escola, é revitalizado e passa a compor um Circuito de Arborismo.
Espaços lúdicos, como o parque do Castelinho de Santo Inácio, são reformados.
2014
Em 2014, avança ainda mais a proposta de formação integral com a implantação do “Projeto de Formação para a Cidadania”, integrando atividades do 8º Ano à 2ª Série do Ensino Médio. Além disso, são criados o Programa de Internacionalização e o Comitê Gestor Discente de Tecnologia (para gerir junto com os alunos as transformações tecnológicas da escola). A convivência escolar recebe novas diretrizes e implantam-se práticas de justiça restaurativa para lidar com situações de conflito. Refunda-se a Associação dos Antigos Alunos.
2015
Em 2015, é implantado o Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (iLO) e têm início as atividades interdisciplinares de ensino de linguagem computacional. A gestão participativa é promovida através da criação do Comitê Pedagógico-Docente.
A partir de 2015, os alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental vivenciam o Ensino Híbrido, estratégia que combina a tecnologia com os métodos tradicionais de ensino para tratar, de forma mais personalizada, a conexão do aluno com o aprendizado.
2016
Em 2016, os alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental também passar a ter aulas híbridas. No mesmo ano, a equipe do Colégio participa do “Seminário RJE – Um caminho de Renovação”, na cidade de São Leopoldo (RS) e colabora para o lançamento do Projeto Educativo Comum (PEC) da Rede Jesuíta de Educação.
O Loyola sedia o 1º Encontro de Formação Integral da RJE, primeiro evento presencial envolvendo alunos de todo o Brasil no novo contexto da RJE e da consolidação do PEC.
2017
Em 2017, é implantado o Núcleo de Apoio Educacional (NAE) e inaugurada a nova Sala de Estudos, com formato modular e flexível, adequado aos princípios da formação integral.
2018
Em 2018, é inaugurado o Espaço Kolvenbach, ambiente de aprendizagem moderno, dinâmico e interativo.
O Colégio Loyola sedia o I Simpósio da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Com o tema central “Currículo e Inovação”, ocorrem oficinas oferecidas por unidades e escolas jesuítas, palestras e mesas-redondas com especialistas no assunto.
O Loyola, em busca de criar ações de sustentabilidade, passa a utilizar energia limpa gerada pela Usina Solar Padre Furusawa – projeto de energia sustentável, criado por escolas jesuítas.
2019
Em 2019, é implantada a Educação Bilíngue do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, com proposta de integrar a aprendizagem da Língua Inglesa ao de outras áreas do conhecimento.
Década de 2020
2020
Em 2020, a Educação Bilíngue é estendida às séries finais do Ensino Fundamental, chegando até o 9º Ano.
O LoyolaMun, tradicional evento de simulação de assembleias da Organização das Nações Unidas, comemora 10 anos de história. Devido à pandemia de COVID-19, a 22ª edição da atividade é realizada totalmente on-line.
O colégio volta a receber estudantes na Educação Infantil.
O Espaço Dom Luciano é revitalizado, com a construção de novos espaços de aprendizagem.
2023
Em 2023, o Loyola completa 80 anos de fundação. O colégio amplia a Educação Infantil, passando a receber crianças a partir dos 3 anos de idade, em um espaço totalmente reconfigurado para atender às necessidades e peculiaridades dos pequenos, com salas de aula amplas, arejadas, divertidas e com acesso direto ao parquinho e ao “espaço das cores”.
Várias intervenções de infraestrutura física e tecnológica são feitas nas salas de aula do “prédio B” e no Espaço Dom Luciano, que acolhem estudantes do Ensino Fundamental e Médio, para oferecer mais conforto e qualidade de ensino para estudantes e educadores.
O Loyola hoje: Colégio Loyola chega aos 80 anos com aproximadamente 2.400 estudantes, contemplando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Alinhado aos desafios da educação para a contemporaneidade, a escola assume como missão a excelência acadêmica para a vivência dos valores humanos e cristãos, desde a alfabetização e o letramento até o preparo para exigências da vida profissional.