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Sem categoria 22/09/2010
Acelerando as idéias

Acelerando as idéias

No período de 5 a 10 de setembro, 20 professores brasileiros de Física do ensino médio tiveram a satisfação de participar de um curso promovido pelo Centro Europeu de Física de Partículas (CERN), após um processo seletivo coordenado pela Secretaria para Assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (SBF).

O grupo brasileiro era coordenado pelo Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia e educadores de diversas regiões do Brasil estavam presentes, dentre eles o Prof. Francisco Pazzini Couto, do Colégio Loyola de Belo Horizonte. Integravam a equipe 40 professores de Portugal, 3 de Moçambique, 1 de Cabo Verde e outro de São Tomé e Príncipe.

As atividades começavam às 9h e se estendiam até as 20h, com a intercalação de palestras (em português e inglês), visitas aos laboratórios e atividades experimentais, momento em que éramos apresentados à gigantesca estrutura do maior laboratório de Física de Partículas do mundo, consórcio de 20 países europeus (membros permanentes) e outros 6 países observadores. O CERN é conhecido do grande público devido aos filmes Anjos e Demônios (produção de antimatéria) e recentemente esteve nos noticiários devido ao temor (infundado) de destruição do planeta devido à criação de um miniburaco negro durante a realização de um de seus experimentos.

Basicamente, o CERN é um complexo de laboratórios que tem como objetivo científico primordial a pesquisa da estrutura fundamental da matéria. Usualmente, nossos livros didáticos de ensino médio descrevem a matéria como constituídas de átomos, estes compostos de prótons, nêutrons e elétrons. Há várias décadas, sabemos que tanto prótons quanto nêutrons não são estruturas fundamentais, sendo constituídas de quarks. E um imenso “zoológico” de partículas (e antipartículas) aparecem ao propormos modelos para a formação e constituição do universo.

Logo no início dos trabalhos, um dos coordenadores do curso, Mick Storr, deixou bem claro para todos os presentes o verdadeiro alvo das colisões de partículas… “Estamos muito felizes por vocês estarem aqui, mas nosso alvo não são vocês, mas, sim, os seus alunos”. Simples e direto. O CERN busca, por meio de programas como esse de uma semana e outros de maior duração, incentivar os professores a introduzir a temática em suas disciplinas. Eles sabem que muitas das perguntas que restam para compreensão da estrutura do universo não serão respondidas pela atual geração de cientistas, mas pelas que se encontram atualmente nas salas de aula. Esse é um dos nossos desafios como educadores da área de ciências, motivar estudantes para a pesquisa básica.

Em tempo… apenas 5% do universo conhecido pode ser explicado pelos modelos científicos atualmente estabelecidos. Muito trabalho pela frente.

Francisco Pazzini Couto

 

 

Agradecimentos

  • CERN Portuguese Language Teachers Program 2010 (chaired by Mick Storr)
  • LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas and IST (Prof. Pedro Abreu)
  • Secretaria para assuntos de Ensino da Sociedade Brasileira de Física (prof. Dr. Nilson Garcia)
  • Centro Brasileiro de Pesquisas F&

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