Exposição no Passo das Artes experimenta mistura entre cinema e publicidade
Quem visitar o Passo das Artes, até o dia 17 de setembro, encontrará pela galeria cartazes com expressões como “O Exterminador do Impuro”, “Rímel e Julieta” e “Show de Coxinha”. A estranheza gerada inicialmente é logo explicada. Trata-se da Exposição “O Cinema como Intertexto Publicitário”, desenvolvida pelos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental. O projeto visa desenvolver a análise da linguagem publicitária e a criação de uma intertextualidade entre essa prática e o cinema. A exposição é uma atividade do Projeto Magis de Cinema, orientado pela professora Isabel Santana.
As obras da exposição são estampadas por “paródias” de cartazes de cinema. Em “O Exterminador do Impuro”, o ator Arnold Schwarzenegger (que atua em O Exterminador do Futuro) é garoto-propaganda de um comercial de esponjas de cozinha e traz na mão um exemplar do produto. Já em Rímel e Julieta (paródia de Romeu e Julieta), o cartaz ilustra o romance entre Julieta e seu inseparável rímel. Em “Show de Coxinha” (paródia de Show de Vizinha), o ator Emile Hirsch deseja uma bela e saborosa coxinha.
Para desenvolver seus comerciais, os alunos estudaram campanhas de grandes empresas, analisando os recursos verbais e não verbais explorados pela publicidade. Os trabalhos se inspiraram em peças de uma rede de supermercados carioca, que baseou seus comerciais em cartazes de filmes. A partir disso, os alunos criaram suas próprias campanhas, desenvolvidas no Laboratório de Informática e orientadas pela professora Amanda Lopes.