Logo Loyola
Sem categoria 11/11/2011
“E eu com isso?”

“E eu com isso?”

“E eu com isso?” Com essa pergunta na cabeça, alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Loyola saem da escola ao encontro de experiências que possam despertá-los para uma nova consciência socioecológica, sociopolítica e social-cristã. É o Projeto de Série, desenvolvido em parceria com a Equipe de Formação Cristã.

De acordo com o coordenador da série, professor Ennio Alberto Filho, “o objetivo é provocar os estudantes, em sua maioria fazendo a transição infância-adolescência – um momento de dúvidas e fragilidades, a refletir sobre si mesmos a partir da vivência de outras realidades”.

Os alunos são divididos em grupos de quatro a seis participantes, ou seja, seis a nove grupos por sala. Cada grupo, apadrinhado por uma equipe de professores de diversas disciplinas, é convidado a visitar um lugar: aterro sanitário, associação de catadores de papel, creche, organização civil de apoio a pessoas em recuperação do uso de drogas, hospital, asilo, casa legislativa e tribunal.

Depois de algumas horas no contato com catadores de papel, crianças com necessidades especiais, pessoas enfermas, idosos, políticos e magistrados, eles retornam à sala de aula, onde o desafio é responder à pergunta inicial, testemunhando aos colegas o que experimentou internamente.

Os relatos são marcantes, como conta a aluna Eleonora Mendes Tonaco, da turma C. Ela visitou um asilo e ficou comovida ao ver que os idosos, mesmo sem família, mesmo tendo sido abandonados, demonstravam ser muito felizes. “Tinha um velhinho que não tinha as duas pernas e era o mais bem humorado. Ficava contando piadas para a gente”, admirou-se. “Às vezes, a gente acha que está em uma situação muito ruim, mas tem gente muito pior”, refletiu. Para a estudante, precisamos olhar para a vida de um jeito mais positivo. Ela mesma conta que está procurando ser mais paciente com os avós, depois dessa experiência. 

Para a professora de português Letícia Neves, o mais importante para os alunos é a oportunidade de vivenciar experiências diferentes, que os possibilitem sair do papel de meros expectadores para o de cidadãos comprometidos com a realidade que os cerca. “É um momento importante para o desenvolvimento de noções de autonomia e cidadania”, afirmou.

Nos meses de setembro e outubro de 2011, os alunos do 8º Ano já estiveram na Asmare, Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Associação Mineira de Reabilitação, Tribunal de Justiça, Asilo Caminhos para Jesus, Residência Irmão Luciano Brandão e Creche Santa Luzia. No mês de novembro, o trabalho continua na casa de recuperação de drogados Fazenda Retiro de Caná, Creche Recriar e Aterro Sanitário.

Confira os melhores momentos na Galeria de Fotos e aguarde mais informações.

Posts relacionados