Uma forma diferente de conhecer e analisar textos
Uma forma diferente de levar os estudantes a conhecer e analisar a construção de textos e a aprender interpretá-los aconteceu hoje, no Colégio Loyola. A proposta da professora de Português Isabel Adília Monteiro Lucas Martins, de discutir o uso da Língua em textos midiáticos, ganhou forma com a criatividade da equipe do Espaço Biblioteca, liderada pela professora Simone Palhares. A participação do professor José Maria Soares e o envolvimento dos alunos das turmas da 2ª Série do Ensino Médio como atores foram importantes na "performance" textual.
A estratégia de aliar ao trabalho recursos da linguagem teatral deu certo e alcançou o objetivo: “facilitar a apreensão do conteúdo, tornando a aula de Português ainda mais instigante”. Os alunos chegaram ressabiados, mas, aos poucos, foram assumindo papéis, integrando o figurino e o cenário e acabaram mergulhando no texto "A fábula do rei zeloso e o horóscopo subversivo", artigo de opinião redigido pelo jornalista Eugênio Bucci – publicado na Revista Época, em 27 de fevereiro de 2012 – que aponta, entre outros aspectos, a importância dos princípios da correspondência e da coerência da narrativa com a realidade.
“Sair da sala padrão é bom, e assim o aluno pode focar melhor na aula e tem mais prazer em aprender”, avaliou a aluna Liz Penido. Ela considerou muito agradável a experiência de participar de uma apresentação no Espaço Biblioteca. “O ambiente é amplo e variado, incentiva a concentração, ‘nossa mente’ acompanha, com facilidade, o enredo do texto e, além disso, desenvolvemos a criatividade”, afirmou a aluna.
Para o aluno Víctor Lobato Guimarães, “a atividade de interação comunicativa foi muito produtiva, pois envolveu mais os alunos na proposta, facilitou a compreensão e colaborou para que identificassem com maior aptidão os recursos textuais e a modalização”.
A aula de Português aconteceu no ambiente de contação de histórias do Espaço Biblioteca e contou com uma releitura poética do texto de Bucci, intitulada “O mundo é um grande disse-me-disse”, de autoria do professor José Maria Soares. A encenação integrou um roteiro que incluía momentos expositivos, de trabalho em grupo e de produção individual. Além disso, inaugurou um novo ciclo de atividades que o Espaço Biblioteca passa a oferecer aos alunos da 2ª Série EM em 2012.