3ª Caminhada Inaciana provoca reflexões
Para muitos, o desafio de caminhar 10 km poderia parecer difícil. Enfrentar o sol quente, a estrada de terra, as subidas, as descidas, os buracos, a travessia, o caminho. Superar os limites e refletir sobre os Exercícios Espirituais e a dimensão peregrina da vida de Inácio de Loyola foram os principais argumentos dessa Caminhada.
"A caminhada foi um raro momento em que conseguimos juntar coisas essenciais para a vida: atividade física, contato com a natureza, reflexão espiritual e agradável convivência", disse Fabrícia Ávila, mãe dos alunos João Marcelo (9º Ano) e Pedro (7º Ano).
Entre colaboradores, pais e crianças desta comunidade educativa, 140 pessoas se propuseram a participar. Durante o caminho, puderam ser provocadas por intervenções. Logo no início do percurso, um marco de madeira questionava as pessoas para onde elas iriam, o que elas veriam, o que elas sentiam e seus valores.
"Esta foi minha primeira vez na Caminhada. Fui tocada a cada momento. Me senti abençoada com a natureza, com as intervenções e pelas pessoas que me acompanharam com muita alegria", afirmou Andréa Pontone, colaboradora do Colégio.
No meio do caminho, ainda havia interrogações para que as pessoas se questionassem sobre o pecado e a destruição. As pessoas puderam passar pelas duas bandeiras e, mais à frente, encontraram um varal de poesias.
Uma tenda marcou um ponto de apoio às pessoas. Água perfumada para lavar as mãos, frutas, água, uma sombra, um descanso. Ao seguir o caminho, as placas indicavam palavras de ânimo. A chegada foi marcada com festa, música e churrasco.