Conferência Diplomática: Loyola Mun
Entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, o Colégio Loyola foi sede de um evento denominado Loyola MUN, realizado pelos estudantes da 2ª série do Ensino Médio. O acontecimento teve caráter de simulação de Conferência Diplomática, idealizado pelos alunos Marcos Felipe, Bruno Vaz e Lívia Vasconcelos. Durante os três dias, todos os alunos da série simularam comitês internacionais e buscaram atingir, através da diplomacia, propostas de resolução para diversos problemas colocados em pauta nas reuniões, tais quais: a questão nuclear da Coréia do Norte, fontes renováveis de energia, problemas envolvendo Direitos Humanos, etc. Os alunos, durante o evento, foram avaliados por vários professores de acordo com sua oralidade, capacidade de tomar decisões, argumentação, harmonia com as regras e padrões estabelecidos, bem como a partir da produção do Jornal Diário intitulado “(R)evolução”.
Os estudantes que não atuaram na Conferência como “delegados” de diferentes países, tiveram a opção de participar como integrantes do “Staff”, encarregados de tornar tudo mais simples e confortáveis para os demais elementos. Tal grupo era formado pelo “Comitê de Crise e Intervenção”, responsável por ajustar o andamento dos debates e instalar “crises” quando necessário, e “Comitê de Imprensa”, cuja tarefa foi manter os participantes do evento informados e a par de todos os acontecimentos de todos os comitês através do jornal citado.
O Loyola MUN, caracterizado como um evento feito “por alunos, para alunos”, foi uma exímia oportunidade para que os educandos se familiarizassem com ambientes de negociação, uma vez que tiveram a chance de experimentar situações delicadas e, sobretudo, reais. A realização caracterizou-se também como um ensejo à união da série, já que foi tal evento demandou esforços vários.