III Loyola Mun reúne alunos do Ensino Médio
Alunos do Ensino Médio do Colégio Loyola reuniram-se no último fim de semana na terceira edição do Loyola Mun, modelo de simulação da Organização das Nações Unidas (ONU). Aproximadamente 80 delegados participaram da solenidade inaugural no dia 20 de maio.
Em seu pronunciamento de abertura, o Diretor Acadêmico do Colégio Loyola, professor Cícero Soares da Silva, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou o sentido do Loyola Mun, que não é disputa, mas “uma oportunidade de aprendizado em que o outro é a referência para que se possa melhor mapear as próprias fraquezas e fortalezas”.
O modelo de simulação da ONU foi implantado no Colégio Loyola em 2005, acompanhando o potencial de aprendizado acadêmico desta tendência que se espalhou pelo Brasil após o ano 2000. Inicialmente pensado para alunos do Ensino Médio, o Loyola Mun é oferecido também para os alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental. Hoje perpassa todo o projeto pedagógico da escola.
Um dos diferenciais do Loyola Mun em relação a outras simulações é o engajamento dos alunos desde a elaboração do projeto, passando pela definição dos temas a serem debatidos, produção dos guias de estudo e moderação dos debates, até a avaliação dos participantes.
De acordo com o professor Cícero, ao realizar o Loyola Mun, o principal objetivo do Colégio Loyola, como escola jesuíta, é “contribuir para a humanização dos alunos, ajudando-os a sair de si mesmos e a ver o mundo a partir da lente de outra cultura”.
Na visão do secretário administrativo do Loyola Mun, Marcos Felipe Bernardino, aluno da 3ª Série do Ensino Médio, o evento é uma estratégia da escola para que os estudantes possam desenvolver a visão crítica, aprender a estudar, a confiar na capacidade individual, a empreender, a organizar eventos e a refazer a história.
A simulação consiste em um programa no qual os estudantes, divididos pela equipe organizadora, representam diplomatas dos países para os quais são designados e discutem e defendem os ideais, interesses e aspirações das nações representadas. Para o Loyola Mun 2011 foram organizados dois comitês históricos, um sobre o conflito entre Israel e Palestina e outro sobre o conflito da Bósnia-Herzegovina.
O Loyola Mun encerrou o evento no sábado, dia 21, com a elaboração e a apresentação da proposta de resolução. Nesta edição, o professor de Geografia, Marcelo Camargo, do 6º Ano do Ensino Fundamental, foi o professor homenageado.
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