Diretoria Acadêmica apresenta aos pais Plano de Ação Pedagógica 2012
O Colégio Loyola, em parceria com a Associação de Pais do Loyola (APL), deu início, no mês de maio, a uma das principais propostas do Plano de Ação Pedagógica 2012 da Diretoria Acadêmica, a Roda de Conversa, com pais e responsáveis. Trata-se de um projeto para desenvolver movimentos de informação das atividades do Colégio Loyola divulgando para as famílias o processo educativo por meio da pedagogia inaciana.
A Diretora Acadêmica, Profa. Mércia Almeida, abriu o encontro com os pais representantes das séries do Colégio Loyola esclarecendo ser intenção da Diretoria Geral estabelecer um contato sempre mais presente com as famílias, “porque o nosso trabalho e o nosso interesse é comum, embora falando de lugares diferentes”.
A Profa. Mércia iniciou a apresentação do Plano de Ação Pedagógica 2012, a mesma feita aos coordenadores do Colégio, mostrando a atual estrutura da direção da escola, as instâncias de decisão – entre as quais o Conselho Diretor Ampliado e o Conselho da Direção Acadêmica –, além das dimensões da pedagogia inaciana às quais todo o trabalho realizado na escola é submetido.
Sobre o Plano de Ação Pedagógica 2012, a Diretora Acadêmica detalhou que a fase de elaboração se deu após um minucioso trabalho de levantamento e agrupamento das principais demandas da escola. “A partir disso, foram estabelecidos cinco programas, dois deles relacionados mais diretamente ao corpo docente, dois mais direcionados aos alunos e um voltado especificamente para o relacionamento com os pais”, explicou.
O primeiro programa, Curso de Pedagogia Inaciana, coordenado pela Unisinos, faculdade jesuíta situada no sul do país, já está em andamento e busca proporcionar aos educadores o desenvolvimento de práticas pedagógicas de acordo com o modo de proceder inaciano, balizadas pelas teorias pedagógicas contemporâneas.
De acordo com a Profa. Mércia, “o diferencial em uma escola jesuíta, e é isso que vocês (pais) procuram, está no tipo de pessoa que nós formamos”. Ela explicou que “o curso vem atender a necessidade de trabalharmos a educação inaciana de forma prática com os professores”.
O segundo programa, Ação Reflexiva sobre o Currículo Escolar do Colégio Loyola, também já está acontecendo. Todos os programas de ensino do Colégio Loyola estão sendo submetidos à análise de consultores – doutores e pós-doutores, professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e orientadores de mestrandos e doutorandos em licenciatura em Educação. O objetivo seria a finalização do Ensino Médio, vista no resultado do vestibular, no ENEM e no desempenho do aluno que entrará na universidade.
“Nós queremos que o nosso aluno esteja preparado para atividades seletivas, mas, principalmente, que tenha um diferencial de saber o conteúdo da matéria para ser um profissional que faça diferença no mercado. Esse é o nosso compromisso maior”, ressaltou.
O terceiro, Programa de Acompanhamento das Coordenações Pedagógicas de Série, consiste em monitorar o rendimento dos alunos de cada série junto a professores, alunos e famílias.