As estrelas vistas por outros olhares
Quando deitamos no chão para observamos as estrelas, talvez, não imaginamos a dimensão do universo astronômico e o quão divertido pode se realizar a atividade com um telescópio. Mas a oportunidade foi bem aproveitada por um grupo de aproximadamente 20 estudantes do Colégio Loyola em uma tarde/noite de sexta-feira em Itabirito.
Alunos do 9º Ano EF e do Ensino Médio descobriram que, encontrar o Cruzeiro do Sul e as Três Marias, pode ser bem diferente das habituais estrelas de cinco pontas que desenhamos quando criança. Acompanhados pelos coordenadores do projeto Astronomia Ativa, Leonardo Marques e Francisco Pazzini, participantes como André Landre, da 2ª Série EM, realizaram várias atividades no Rancho Loyola, como a montagem e a regulagem de um “relógio de sol”, telescópios e a captura de astrofotografias.
André conta que o grupo iniciou o trabalho preparando o relógio de sol, usado para se orientar quanto aos horários. Havia, ainda, binóculos, dois telescópios digitais e três manuais, devidamente calibrados e ajustados pelos próprios alunos e professores.
Após o crepúsculo, apareceram as primeiras estrelas no céu do Rancho. Junto com elas, surgiam, também, as primeiras tentativas de Astrofotografias, as imagens de objetos no espaço. A partir de então, Marte, Saturno e até mesmo a Alfa Centauro (segundo André, a estrela mais próxima do nosso sistema solar) pareceram bem mais perto que os quatro anos-luz que as separam da Terra.
O aluno lembrou a importância da atividade e de colocar em prática o que aprendem dentro de sala e ainda elogiou a estrutura do Rancho que colaborou para o bom desempenho do trabalho. “Precisamos da prática para poder entender melhor o conhecimento. Havia pouca interferência da luz artificial (provinda de casas, edifícios, postes etc), o que foi bom e não prejudicou na identificação das estrelas”.
A experiência obtida em Itabirito é apenas uma das atividades propostas para interessados e participantes do projeto Astronomia Ativa. Alunos do Colégio Loyola têm tradição em participar de eventos e trabalhos, além de competições de Física, Matemática e Astronomia. Nos últimos anos, estudantes obtiveram grandes resultados em olimpíadas e campeonatos nacionais, além do grande interesse demonstrado em relação aos cursos e projetos ligados ao assunto dentro da própria escola.
Veja as fotos na Galeria de Imagens: