Solenidade Acadêmica abre ano letivo e comemorações dos 70 anos
Para dar início a um ano tão especial, em que se comemora os 70 anos do Colégio Loyola, nada mais apropriado do que uma Solenidade Acadêmica, como a que aconteceu nesta semana, na Quadra Irmão Patrício. Foi um momento para lembrar ocasiões importantes da trajetória da Escola, para homenagear pessoas que ajudaram a construí-la, para refletir sobre o passado e esboçar o futuro.
Os presentes no evento se emocionaram com o texto recitado pelos professores Simone Claret e José Maria contando a história do Colégio. Começava com um pequeno trecho extraído de um documento escrito em 1943, por um jesuíta da época, e terminava com o desejo de que a escola prossiga vibrante com a sua caminhada. Emocionaram-se, também, com o caminho percorrido pelo Loyola, na ocasião, representado pelos antigos reitores e pela antiga diretora geral, professora Sônia Magalhães. Eles foram homenageados e presenteados com o troféu que inaugurou a utilização do selo comemorativo dos 70 anos.
Causaram emoção as palavras do reitor, padre Germano Cord Neto, que abriu o seu pronunciamento evocando “a força da comunidade escolar do Loyola hoje e através dos tempos” e terminou afirmando que a escola foi construída "para guardar os dons que recebemos do Alto e de nossa humanidade compartilhada. Não nos apropriamos desses dons para nós mesmos ou para um grupo de pessoas afins, mas desejamos oferecê-los para a humanidade inteira”.
Para fechar o evento com chave de ouro, Sidnei Oliveira, especialista em gerações de pessoas em organizações, ministrou a palestra “O encontro das gerações”. Professores, funcionários, representantes de turma e seus pais, jovens, adultos e idosos compunham a plateia. Qual assunto poderia ser interessante a todos? Parece difícil, mas o colunista da revista Exame e administrador de empresas tirou de letra. Durante aproximadamente uma hora, manteve todos atentos, interessados e, principalmente, se divertindo com experiências comuns.
Durante a palestra, Sidnei Oliveira propôs uma reflexão sobre os papéis sociais que cada um desempenha. São conceitos que se alinham à pedagogia do Colégio Loyola e ao que se pretende construir aqui dentro: “Nosso papel como educadores tem a ver com a missão de educar e não com passar informações. O professor tem que tocar a vida do aluno. A matéria é só um pretexto".