Kika: professora e aluna
Professora na escola há cinco anos, Érika Sales, mais conhecida como Kika, é jovem, mas sua história com o Colégio é mais longa do que se pode imaginar. Agora ela dá aula de Português para o 9º Ano, depois de ter estudado aqui por 12 anos. Conheça a história dessa professora que aprende e ensina com o Loyola há quase 20 anos.
1- O tempo que você passou por aqui foi importante na sua escolha de se tornar professora?
Loyola foi fundamental para minha escolha, mais precisamente, duas professoras foram essenciais. A Paula, professora no Ensino Fundamental I, e a Bebel, professora de Literatura no Ensino Médio.
2- Fale algo importante que você aprendeu no e com o Colégio ao longo de sua caminhada. Uma lição de vida que você talvez não tivesse aprendido se não estivesse aqui.
Aqui, no Loyola, eu aprendi a tratar o outro, não como eu gostaria de ser tratada, mas como ele gostaria de ser tratado.
3- O que fez você querer voltar para lecionar aqui?
Aqui é uma casa. É o lugar mais confortável que existe e eu gostaria de retribuir tudo que o Colégio me proporcionou.
4- Você viveu os dois lados, de aluna e de professora. Quais as diferenças e as semelhanças?
Existem mais diferenças do que semelhanças. Quando somos alunos, nós achamos que para o professor tudo é muito fácil, que só existe o momento da sala de aula. Quando somos professores, pensamos que o trabalho do aluno é muito mais fácil, que a vida dele é só estudar. A gente se esquece de se colocar no lugar do outro, e isso é um trabalho que eu tento exercer todos os dias.
5- Ter voltado para lecionar aqui leva a supor uma grande intimidade com a pedagogia inaciana. Para você, o que há de fundamental na educação idealizada por Inácio?
A troca, colocar-se como uma pessoa que está trocando conhecimento. Você pode saber mais do que o outro, mas você não sabe o que o outro sabe. Eu acho que essa troca é efetiva no Loyola.
6- Qual significado o Loyola tinha para você no tempo em que estudava aqui?
Tudo. Uma casa.
7- Qual significado o Loyola tem para você hoje?
A mesma coisa, mas agora é uma casa que me deixa segura, me impulsiona a querer mais.
8- Você ainda tem contato com os amigos que fez aqui? O que eles acham de você dar aula no Colégio?
São meus melhores amigos. Alguns são pais de alunos aqui, e todos querem que eu seja professora do filho deles.
9- Loyola em uma palavra.
Casa.
10- Quando se fala em Loyola, que sentimento lhe vem ao coração?
Orgulho. Tenho muito orgulho do Colégio.