70 anos do Colégio Loyola reúne autoridades civis de Belo Horizonte
O aniversário de 70 anos do Colégio Loyola reuniu autoridades civis de Belo Horizonte, na última terça-feira, no Espaço Loyola Casa de Memória e Cultura, primeira sede da escola, no bairro Funcionários. Durante o evento, cuja programação contou com uma homenagem aos alunos fundadores, foi lançada a campanha institucional 2013.
O vice-prefeito de Belo Horizonte, Délio Malheiros, esteve presente e, para ele, o Colégio Loyola alcançou um marco na trajetória da cidade: “fundiu a sua história à de Belo Horizonte, já que prestou um relevantíssimo serviço à sociedade brasileira como instituição de formação humanista”. Délio Malheiros afirmou que os mais de 2400 atuais alunos do colégio são privilegiados de estudarem em uma instituição de ensino como o Loyola. “São privilegiados por saírem como cidadãos aptos a melhorarem o país”, explicou.
O vereador Ronaldo Gontijo, presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Belo Horizonte, também esteve presente e defendeu que o sistema público de educação deveria se basear mais na formação humana, como é feito no Colégio Loyola. “A educação que o Loyola disponibiliza para seus alunos é uma educação de excelência, tanto acadêmica quanto humana, e a rede pública deveria tomar isso como princípio”, afirma o vereador. Para Gontijo, o diferencial da educação do Loyola é ajudar na formação de pessoas capazes de se preocupar com o próximo.
Para Ângelo Machado, médico entomólogo e criador do Laboratório de Neurobiologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, antigo aluno, matriculado na segunda turma do colégio, a oportunidade de participar desse momento da história do colégio é comovente. “Eu faço 79 e o Loyola, 70 anos. É emocionante voltar a um lugar em que parte da minha vida aconteceu”, explicou.
Guilherme Pazinni, vice-presidente do Grêmio Estudantil do Loyola, esteve presente e se pronunciou representando os atuais alunos. Ele disse que deseja que “o Colégio continue com a educação que oferece, pois, além de nos preparar para o vestibular, o Loyola nos prepara para a vida”.
O arcebispo de Belo Horizonte, então representado por Dom João Justino de Medeiros Silva, parabenizou o diretor geral do Colégio Loyola, Padre Germano, pela missão educativa desenvolvida por esta instituição.
A desembargadora Hilda Maria Teixeira da Costa, antiga aluna do Colégio, proferiu um discurso emocionante sobre o que o Loyola representa para ela. “Ter estudado em uma escola que valoriza a questão humana foi fundamental para a escolha e desenvolvimento de minha carreira”. Ela disse estar muito emocionada por poder homenagear o Colégio que foi tão importante na sua vida.
Padre Germano, Diretor Geral do Colégio, também prestou sua homenagem ao Colégio que representa. "Comemorar os 70 anos é uma grande alegria e representa uma história de sucesso. Construído por muitas mãos – jesuítas, professores, funcionários e famílias, ele tornou-se um bom colégio e vem contribuindo significativamente na educação de inúmeras famílias de Belo Horizonte".