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Sem categoria 02/04/2013
Padre Monnerat – Reitor do Colégio Loyola entre os anos de 2009 e 2011

Padre Monnerat – Reitor do Colégio Loyola entre os anos de 2009 e 2011

– Como você participou da história do Colégio? Foi diretor e/ou reitor em qual época?

Assumi o cargo de reitor no início do ano 2009. Até então, nunca tinha pensado em trabalhar num Colégio da Companhia, ainda que, antes de entrar na Companhia, eu tenha me formado em Matemática e tenha sido Professor de Física em uma escola estadual e Professor de Matemática no Colégio Anchieta, em Nova Friburgo (Colégio da Companhia). Foi uma experiência muita positiva, gostei mesmo de trabalhar no Loyola, além do mais, trabalhava com a professora Sônia, que já conhecia desde muito tempo. Fizemos uma ótima parceria! Fizemos juntos muitas obras e reformas. Saí do Colégio depois de dois anos e meio, isto é, em meados de 2011, quando fui transferido para o Santo Inácio do Rio de Janeiro.

– Como você chegou até o Loyola? Já conhecia o Colégio antes de começar a trabalhar nele?
Conhecia muito pouco, eu nunca tinha pensado em trabalhar em um colégio e, por isso mesmo, nunca tive muito interesse em conhecê-los. Nessa época, eu estava destinado para a FAJE, tinha o cargo de Reitor do Filosofado. Foi o Padre Palácio – Provincial da Brasil Centro-Leste no momento – quem me deu uma nova destinação: o Colégio Loyola.

– Em que o Colégio Loyola contribuiu para a educação dos alunos daquela época e também na formação humana dessas pessoas?
Eu adquiri um amor muito grande por este Colégio, foi difícil sair. Fiz o possível junto ao Padre Provincial para não ir para o Rio, mas não teve jeito. Não havia nenhum outro Jesuíta disponível. O Loyola, acredito, é o Colégio mais “ajeitadinho” da Província. Não é grande, mas também não é pequeno. Tem uma equipe de professores excelente e muito unida. Um Colégio criativo que não se contentava em ficar limitado por seus muros, mas se lançava para fora, buscando outros espaços de aprendizagem, seja do ponto de vista acadêmico, seja do ponto de vista da formação social.
 

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