MAGIS Brasil – Estão avançados os preparativos para evento jesuíta que reunirá dois mil jovens do Brasil e do mundo
São Paulo, 3 de abril – Mais de mil pessoas, entre elas 500 voluntários, estão envolvidas nos preparativos do MAGIS 2013, encontro organizado pela Companhia de Jesus e que reunirá, de 12 a 22 de julho, mais de dois mil jovens de 50 países, que cultivam a espiritualidade inaciana. Por sua duração e mobilização, o MAGIS é um dos maiores encontros que antecedem a 13ª Jornada Mundial da Juventude – JMJ, no Rio de Janeiro, e que neste ano terá a presença do primeiro papa jesuíta da Igreja Católica.
O MAGIS tem início em Salvador, onde os jovens ficarão por três dias, participando de atividades ligadas à espiritualidade e cultura. Depois, divididos em grupos, eles seguem para as 80 experiências, distribuídas em 40 cidades brasileiras – capitais e interior. Por fim, se reúnem no Rio de Janeiro. Serão 17 dias de programação intensa: conferências sobre temas de interesse da juventude, apresentações artísticas dos países de origem (Show das Nações), missas, visitas a pontos históricos e turísticos relevantes para a Companhia de Jesus, encontros de espiritualidade, festas com ritmos brasileiros, peregrinações e inserções sociais, culturais e ecológicas, entre outros.
Estão envolvidos na organização e nos preparativos, profissionais e voluntários de várias instituições da Companhia de Jesus no Brasil: paróquias, igrejas e colégios da Rede Jesuíta de Educação. Conforme os jovens vão chegando nas cidades, as entidades ali localizadas ajudarão a cuidar do receptivo, programação, hospedagem, alimentação, translado, comunicação, tradução e segurança.
Todas as escolas da Rede Jesuíta de Educação e obras da Companhia de Jesus irão dar o suporte para a realização das atividades do MAGIS. Os colégios Antonio Vieira, em Salvador, e o Santo Inácio, no Rio de Janeiro, vão recepcionar os peregrinos.
Mas a preparação não mobiliza só a organização do evento. Os jovens participantes, na faixa de 18 a 30 anos, também estão envolvidos com uma série de atividades. Divididos em grupos por regiões no mundo, ensaiam as apresentações artísticas que farão no MAGIS e já vivenciam curtas experiências de ecologia, inserção sócio-cultura, de peregrinação e de espiritualidade. “Assim experimentamos uma prévia do que viveremos no MAGIS”, diz entusiasmado Yuri Rebello, 22 anos, fundador, junto com um grupo de amigos, do Centro MAGIS da Juventude – CMJ, em Belém do Pará.
Criado em março de 2012, o CMJ realiza uma série de eventos preparatórios para o MAGIS. “Fazemos encontros de espiritualidade e inserções sócio-culturais. Por exemplo, passamos a Páscoa com as comunidades carentes de Ilha de Marajó, onde realizamos atividades de integração social.”