Visita de Marina Colasanti e Affonso Romano de Sant’Anna marca 70 anos do Colégio Loyola
Para comemorar os 70 anos de sua fundação, o Colégio Loyola recebeu dois visitantes ilustres na Semana de Leitura, Arte e Cultura, dois nomes de peso da literatura brasileira: Marina Colasanti e Affonso Romano de Sant’Anna.
Já na chegada, muita emoção! Marina Colasanti foi recebida pelos alunos do 4º Ano com uma apresentação de flauta no corredor da série, onde ela pode conferir os trabalhos que eles fizeram a partir da leitura de suas obras adotadas pela Escola. “Foi muito lindo. Nunca tive uma coisa tão bonita como vocês aí tocando para mim. E olha que eu tenho estado com muitas crianças ao longo da minha vida”, disse a escritora ao chegar.
No pátio da sala de música, o 3º Ano a aguardava na maior ansiedade para uma conversa para lá de intrigante. Os alunos tinham muitas perguntas e queriam saber, principalmente, sobre os monstros que aparecem nos poemas da autora. Marina respondeu a todos, mas em poucas palavras resumiu tudo: “o escritor sonha acordado”.
De lá para a Biblioteca. Marina concedeu uma entrevista, no estilo “pingue-pongue”, ao aluno Bernardo Augusto Sadi, do 1º Ano. De forma rápida, falou sobre felicidade, sonhos, preferências e inspirações. Respondeu também a uma bateria de perguntas dos assessores das áreas de Códigos e Linguagens e Ciências Humanas e dos professores José Maria e Simone Palhares. Separou um tempinho para atender a equipe da TV Loyola, e ainda venceu um verdadeiro interrogatório do 5º Ano, que apresentou, em forma de teatro e outras linguagens, releituras de suas obras. Com o 1º, 2º e 6º Anos, no período da tarde, não foi diferente, um envolvimento muito grande das crianças com a autora.
Enquanto Marina Colasanti conversava com os alunos do Ensino Fundamental I na Biblioteca, no Teatro Padre Francisco Rigolin, Affonso Romano de Sant’Anna palestrava para os estudantes do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio sobre suas obras, leitura e literatura brasileira.
Na opinião da professora Silvia Pataro, a visita de Mariana e Affonso veio coroar o trabalho realizado com as séries. “No 4º Ano, esse trabalho foi efetivo porque o poema era o gênero textual a ser desenvolvido na 1ª Etapa”, explicou.
Para a aluna Carmem, da 2ª Série EM, o mais marcante do encontro com Affonso foi “perceber que a crônica, inclusive as dele, está dentro de casa, seja no livro que vem da escola, seja no jornal diário. E quão próximo ele (o autor) está da gente”. Isabela, da mesma série, diz que a leitura do livro de Affonso traz uma nova perspectiva para o jovem. “Na nossa sociedade, pela mudança de valores, a leitura está sendo deixada para trás. A vinda dele aqui nos incentiva a não perder esse hábito”, afirma. Os alunos dessa série leram obras do autor em sala de aula e discutiram questões teóricas e de interpretação ligadas ao gênero textual.
Marina Colasanti e Affonso Romano de Sant’Anna levaram de Minas, além do carinho agradecido da comunidade do Colégio Loyola, a comenda de 70 anos do Colégio, entregue pelo padre Germano Cord, como uma homenagem pelas obras publicadas e pela contribuição deles à história da literatura brasileira.