Logo Loyola
Sem categoria 10/07/2013
Professor Leonardo irá estudar no maior laboratório de Física do mundo

Professor Leonardo irá estudar no maior laboratório de Física do mundo

 

Leonardo Marques, professor de Física do Ensino Médio do Colégio Loyola, foi selecionado para fazer um curso na Escola de Física do CERN, em Genebra, na Suíça. Entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro de 2013, ele e outros 30 professores escolhidos de todo o Brasil passarão dois dias visitando um laboratório de física em Lisboa e, posteriormente, estudarão em CERN, o maior laboratório de Física do mundo.

 No processo de inscrição de Leonardo, o Colégio Loyola desempenhou um papel fundamental. A escola liberou o professor para ir à Europa por 10 dias, e a Diretoria escreveu algumas cartas de recomendação dizendo que apoiam o docente a participar do curso. Padre Germano, Diretor Geral do Colégio Loyola, expressou a satisfação que a escola tem em apoiar o Prof. Leonardo nessa experiência e acredita que trará muitos frutos a ele, como pessoa e como educador, ao Loyola e ao Brasil.

 Para Leonardo, a sensação foi realmente boa. Fazer um curso como esse é uma oportunidade para saber quais são as realidades de outros países no que diz respeito à Física e à educação. “Lá, com certeza, é o local onde podem acontecer descobertas que irão abalar o mundo da física. Estou também muito feliz pela escola estar me apoiando nesta empreitada”, afirma.

 A principal contribuição que Leonardo trará para o Colégio Loyola em seu retorno gira em torno da reforma curricular. “Quando novos conhecimentos vão sendo descobertos, você tem que rever o currículo de qualquer escola. Não é interessante uma escola ter um currículo baseado somente em conhecimentos descobertos há três séculos”, explica.

Para o Professor, é importante estar sempre atualizando o currículo, para que ele seja mais significativo para os alunos e tenha mais diálogo com o contexto político, social e tecnológico vigente.

 A atividade é coordenada pela Sociedade Brasileira de Física, por meio de sua Secretaria para Assuntos de Ensino, em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

Posts relacionados