Logo Loyola
Sem categoria 19/08/2014
5º Fórum Inaciano da Juventude provoca reflexões sobre redes sociais

5º Fórum Inaciano da Juventude provoca reflexões sobre redes sociais

O 5º Fórum Inaciano da Juventude aconteceu nesse fim de semana, no Colégio Loyola, e reuniu cerca de 100 jovens de colégios e paróquias jesuítas de Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O Fórum é uma ação organizada pela Rede Inaciana de Juventude (RIJ) e foi baseado no tema "Ver, curtir e compartilhar nas Redes Sociais Reais – Por uma mística de Olhos Abertos".

"A expectativa maior da RIJ ao realizar o 5º FIJ é de que aqueles que passaram pela variedade e riqueza de experiências oferecidas permitam que sentimentos, percepções e moções aqui vivenciados possam pautar sua vida pessoal, seus desejos e projetos para a vida e sua conexão com os outros jovens de realidades diversas.", afirmou Agripa Mairink, Coordenador Pedagógico da Formação Cristã.
 
Estudantes do Ensino Médio puderam participar de painéis, circuito de experiências, além de peregrinarem pela cidade em um circuito cultural. A proposta foi criar situações e espaços que fomentassem o reconhecimento e a interlocução entre os jovens dessas obras jesuítas.
 
"Achei muito interessante essa proposta de integração e compartilhamento. Nós, jovens, vivemos sempre conectados, e este Fórum foi momento de conectar realmente, compartilhando pensamentos e reflexões. Eu amei participar e foi uma experiência de que eu nunca vou esquecer!", afirmou Sofia Helena, aluna do Colégio Loyola.
 
"O Fórum é um momento em que os jovens têm de se encontrar nas diversas realidades que eles enfrentam no dia a dia. É também uma troca de experiências entre alunos do colégio e participantes de obras jesuítas.", afirmou Alex Andrade, colaborador da Rede Inaciana.
 
"É uma alegria ver a participação desses jovens. Eu espero que eles consigam ver além do que o outro tem. Que eles possam ver o que outro tem de melhor.", disse Maria Conceição Almeida, coordenadora da Rede Inaciana.
 
A experiência durou três dias e deixou nos jovens uma sementinha de provocação para refletir sobre tudo o que foi vivido e questionado.

Posts relacionados