Logo Loyola
Sem categoria 30/09/2011
Loyola participa de Encontro de Diretores Acadêmicos em Lima, Peru

Loyola participa de Encontro de Diretores Acadêmicos em Lima, Peru

Promover inovações curriculares e reforçar a identidade inaciana da escola. Foi com esse espírito que os representantes do Colégio Loyola voltaram da primeira edição do Encontro de Diretores Acadêmicos, realizado pela Federação Latino-Americana dos Colégios da Companhia de Jesus (Flacsi). A reunião que aconteceu em Lima, no Peru, foi palco de discussões entre os dias 18 e 22 de setembro. O objetivo do evento foi discutir estratégias de unificação dos programas de qualidade adotados por cada colégio.

A reunião promoveu a troca de experiências entre as instituições, que puderam conhecer experiências acadêmico-pedagógicas exitosas no âmbito da FLACSI. Representando o Loyola, participaram as coordenadoras pedagógicas Mércia Campos Almeida e Flávia Urbano Silva e o diretor acadêmico Cícero Soares da Silva.

Noventa e seis colégios participaram do Encontro de Diretores Acadêmicos, de 19 países do continente americano. Juntos, eles formam uma rede de quase 130 mil alunos. “O encontro favorece o entendimento de que, apesar da diversidade cultural e de realidades socioeconômicas, os 96 Colégios compartilham de valores próprios da identidade inaciana”, afirma Cícero Soares da Silva.

Troca de experiências
Nas atividades, alguns projetos do Loyola chamaram a atenção. Um deles foram os Seminários, disciplinas que promovem a imersão dos estudantes do Ensino Médio nos campos de Filosofia, Sociologia e Teologia. Também teve destaque o projeto Liderança e Representação Estudantil, que inclui representantes de turma do 6º ao 9º Anos do Ensino Fundamental na composição do Grêmio Estudantil Loyola.

Em contrapartida, o Colégio também se interessou pelas experiências de outros colégios da federação, como o currículo escolar do Liceo Javier, um colégio da Guatemala. Trata-se de um sistema que traça um plano de competências a serem desenvolvidas nos estudantes. A partir disso, todas as disciplinas da escola colaboram, com seus respectivos conhecimentos, para o desenvolvimento integral do aluno.

Com a experiência do encontro, o Loyola ainda pretende se inspirar no trabalho realizado por vários colégios latino-americanos que, em face de uma realidade de vivência da confessionalidade católica diferente da nossa, promovem atividades integrando famílias, estágios sociais e currículo. “Nosso desafio, no Brasil, é conciliar legislações e diretrizes educacionais brasileiras a uma formação integral e humanizadora do aluno”, afirma Cícero.
 

Posts relacionados