Logo Loyola
Sem categoria 14/08/2012
Alunos se encantam com Centro Zanmi na Semana Inaciana

Alunos se encantam com Centro Zanmi na Semana Inaciana

“Aprendemos o quanto é importante respeitar as diferenças e acolher quem é de fora”. Essa foi uma das falas dos alunos do 4º e 5º Anos EF, que, dentre as obras jesuítas, escolheram o Centro Zanmi para trabalhar durante a Semana Inaciana do Colégio Loyola.

Os alunos estiveram com alguns jesuítas de várias partes do mundo para escutar suas experiências. Eles começaram as atividades conhecendo um pouco da vida de Santo Inácio, com o Padre Rogério.

Em suas palavras, alguns deles descreveram as experiências e os aprendizados. Confira!

“Durante a Semana Inaciana, tivemos a oportunidade de compreender a missão dos jesuítas e conhecer um pouco do trabalho realizado por eles não só no Brasil, como em todo o mundo.
Conhecemos um pouco sobre o Centro Zanmi, Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados, e percebemos como ele assume um importante papel na acolhida dos estrangeiros que buscam uma oportunidade em nosso país.
A mensagem do Centro Zanmi nos leva a refletir que devemos acolher não só o imigrante, mas todos aqueles que chegam até nós, pois, se somos filhos de Deus, todos somos irmãos em Cristo.
A partir das experiências vividas na semana, percebemos que o imigrante sente medo, insegurança e solidão. Cabe a nós acolhê-lo com carinho e amor.”

4º Ano E

 

“Durante a Semana Inaciana, ampliamos nosso olhar e passamos a ter um olhar diferente sobre o outro. Pude ver que a Companhia de Jesus está dentro de nós e que não importa o lugar ou a língua, ela sempre traz amor, paz, justiça, esperança, Deus, amizade, compaixão e solidariedade.
Nossa turma pensa que o mundo é um caldeirão multicultural, pois não podemos ficar apenas em uma cultura. Temos que experimentar coisas novas. Aprendemos também sobre Santo Inácio de Loyola. Vimos palestras com pessoas de diferentes países que se esforçam para falar o português.
Por fim, recebemos a frase do Centro Zanmi: “Não nasci para o recanto, minha pátria é o mundo inteiro.” A partir dela, entendemos que não nascemos para ficar no mesmo lugar, e sim para ajudar o mundo. E que devemos impedir o preconceito e não deixar que as pessoas fiquem invisíveis por serem diferentes.”

5º Ano D

 

“No dia 31 de julho, comemoramos o dia de Santo Inácio e, na minha escola (Loyola), nós comemoramos a Semana Inaciana. Nesses dias, nós tivemos uma conversa com James, que é haitiano, e com Homero, que é mexicano.
Nós também conversamos muito sobre os refugiados e os estrangeiros. Com o James, eu aprendi que refugiado é a pessoa que sai de seu país por causa de uma perseguição. Com Homero, aprendi que ser estrangeiro é muito difícil e que muitas pessoas morrem tentando ter uma vida melhor fora do país de origem.
Para terminar, eu gostei muito de tudo!”

Paula Borja de Salva, do 4º Ano C

Posts relacionados