Núcleo de Educação para a Paz
Núcleo de Educação para a Paz – NEP
“O currículo e as aprendizagens integrais buscam a formação da pessoa toda e de todas as pessoas que, por meio das suas habilidades e competências, ajudam a construir um mundo com mais justiça social e ambiental, sempre a serviço da paz, da reconciliação e respeito à diversidade humana”.
(PEC p.70, 2021)
O Núcleo de Educação para a Paz (NEP), do Colégio Loyola, trabalha para promover a Cultura de Paz por meio da mediação de conflitos e da realização de Círculos de Construção de Paz. As ações do NEP são pautadas nos princípios da Pedagogia Inaciana, no uso de Práticas Restaurativas (advindos da Justiça Restaurativa) bem como no conceito de Cultura de Paz preconizado pela ONU.
Cultura de Paz, segundo a ONU
“É um conjunto de valores, atitudes, comportamentos e modos de vida que rejeitam a violência e previnem os conflitos, atacando suas causas para resolver os problemas através do diálogo e negociação entre indivíduos, grupos e nações”
(Resoluções da ONU A/RES/52/13: Cultura de Paz e A/RES/53/243, Declaração e Programa de Ação)
Atuando desde 2014, na comunidade escolar, o Núcleo é formado por educadores de diversas áreas do Colégio, certificados em Cultura de Paz e Práticas Restaurativas por Faculdades Jesuítas (UNISINOS E FAJE).
Algumas das ações exercidas pelo NEP, no cotidiano escolar, são:
- Semana da Cultura de Paz, Prevenção e Combate ao Bullying
- Círculos de mediação e resolução de conflitos (de turma e de grupos)
- Círculos de acolhimento aos alunos novatos
- Círculo de acolhimento a colaboradores
- Capacitação de alunos mediadores para atuação em Círculos Restaurativos
- Oficinas de Habilidades de Vida
- Palestras, mesas redondas e rodas de conversa em parceria com APL
- Orientação às famílias sobre as Práticas Restaurativas
O NEP promoveu uma formação para Educadores com o tema ‘Justiça Restaurativa.
Semana da Cultura de Paz
A Semana da Cultura de Paz é um projeto que tem por objetivo promover e difundir a cultura de paz, prevenir e combater o bullying escolar e contribuir para a formação humana dos estudantes, na perspectiva da educação integral, adotada pela Rede Jesuíta de Educação. Desenvolvida pelo Núcleo de Educação para a Paz (NEP), em parceria com a comunidade educativa, ela integra o calendário escolar, incluindo o dia nacional de combate ao bullying, instituído legalmente como 7 de abril. Durante a semana, são desenvolvidas atividades interativas e reflexivas, lúdicas e conscientizadoras, que buscam ampliar o universo relacional dos estudantes, desenvolver a empatia, o cuidado mútuo e o respeito ao outro, com enfoque na cotidiana construção do ser compassivo e consciente “para os demais e com os demais”.
Em Características da Educação da Companhia de Jesus,1989; p.46, encontraremos essa exortação assim proposta: “A promoção da justiça inclui, como um componente necessário, a ação pela paz. Mais do que a ausência de guerra, a busca de paz é a busca de relações de amor e de confiança entre todos os homens e mulheres.”
A concepção do conflito como inerente às relações sociais e a possibilidade de sua resolução por meios não violentos estão no cerne do conceito de Paz Positiva. Essa é a concepção adotada pelo Colégio Loyola em sua Proposta Pedagógica ao assumir o trabalho de educação para a paz, usando os princípios da Justiça Restaurativa na mediação de conflitos. Conforme elucidado no PEC, “os mecanismos de resolução de conflitos” estão inseridos entre os fatores que compõem o clima institucional de um colégio jesuíta, integrando seu “modo de proceder”. (PEC,2016; p.65)