Semana da Cultura de Paz, Prevenção e Combate ao Bullying
A Semana da Cultura de Paz é um projeto que tem por objetivo promover e difundir a cultura de paz, prevenir e combater o bullying escolar e contribuir para a formação humana dos estudantes, na perspectiva da educação integral, adotada pela Rede Jesuíta de Educação. Desenvolvida pelo Núcleo de Educação para a Paz (NEP), em parceria com a comunidade educativa, ela integra o calendário escolar, incluindo o dia nacional de combate ao bullying, instituído legalmente como 7 de abril. Durante a semana, são desenvolvidas atividades interativas e reflexivas, lúdicas e conscientizadoras, que buscam ampliar o universo relacional dos estudantes, desenvolver a empatia, o cuidado mútuo e o respeito ao outro, com enfoque na cotidiana construção do ser compassivo e consciente “para os demais e com os demais”.
Em Características da Educação da Companhia de Jesus,1989; p.46, encontraremos essa exortação assim proposta: “A promoção da justiça inclui, como um componente necessário, a ação pela paz. Mais do que a ausência de guerra, a busca de paz é a busca de relações de amor e de confiança entre todos os homens e mulheres.”
A concepção do conflito como inerente às relações sociais e a possibilidade de sua resolução por meios não violentos estão no cerne do conceito de Paz Positiva. Essa é a concepção adotada pelo Colégio Loyola em sua Proposta Pedagógica ao assumir o trabalho de educação para a paz, usando os princípios da Justiça Restaurativa na mediação de conflitos. Conforme elucidado no PEC, “os mecanismos de resolução de conflitos” estão inseridos entre os fatores que compõem o clima institucional de um colégio jesuíta, integrando seu “modo de proceder”. (PEC,2016; p.65)