Circuito de práticas corporais
Nesta semana, os estudantes do 8° Ano tiveram a oportunidade de experimentar práticas corporais de aventura urbana e na natureza com um circuito proposto na aula de Educação Física.
Para a realização desse projeto, os professores da disciplina adaptaram atividades que auxiliassem os estudantes no desenvolvimento da noção de trabalho em equipe, explorando os espaços de aprendizagem do Colégio, de modo a fortalecer o contato com seus pares, com a natureza e com os ambientes que compõem a cidade. Segundo o professor Anderson Vidigal, o objetivo da ação era “tentar reproduzir a experiência que os estudantes podem ter na natureza. Com o primeiro contato na escola, eles podem fazer reflexões, construir relações, tecer críticas e entender o sentido disso para, quando estiverem em viagens e em passeios, terem consciência do respeito pelo espaço e das próprias ações, do que pode se fazer ou não”.
A execução contou com quatro etapas que formavam, juntas, um circuito que foi completado pelas turmas, organizadas em pares. Para passar para a próxima fase, os estudantes precisavam descobrir, de mãos dadas, a senha que desbloquearia esse acesso, o que aumentou a recepção positiva deles. A adolescente Beatriz Viana diz ter gostado muito, pois “pôde unir as duas turmas, e a gente conseguiu desenvolver a atividade muito bem, porque não pudemos nos separar e, juntos, conseguimos fazer as coisas melhores e mais bem feitas. Deu pra aprender bastante”.
A estudante Giuliana Colombo completa que a atividade foi bem interativa, “estimulou várias habilidades: agilidade, flexibilidade e trabalho em equipe, então foi uma oportunidade para ter uma noção mais abrangente do que pode ser as aulas de Educação Física, além dos esportes, como vôlei e basquete”. O apontamento da aluna vai ao encontro da essência da disciplina já adotada pelo Colégio, que busca extrapolar os esportes em todas as turmas há mais tempo, provocando uma dinâmica de aproveitamento da disciplina também como expressão e movimento corporal, com desempenho das noções de espaço e do próprio corpo.
Atividades como essa contribuem para o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos estudantes, pilares do Colégio Loyola, visando à formação de cidadãos globais.
Clique aqui e veja o vídeo das atividades.