Loyola participa da Campanha Juntos Somamos
Com o objetivo de facilitar a readaptação dos alunos ao retorno das atividades escolares presenciais, o Conselho de Minas Gerais da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) dará início, na próxima segunda (06/06), à campanha “Juntos Somamos”. Com o slogan “Minas educativa, escolas afetivas, famílias reflexivas e comunidade altiva”, a ação vai alertar toda a comunidade educativa sobre a importância de refazer os vínculos que unem os alunos entre si e, também, na relação dos estudantes com os professores, escola e familiares.
Um dos coordenadores do movimento, o professor Fernando Barros, explica que a ideia da campanha surgiu após educadores de diversas instituições educacionais observarem dificuldades variadas na readaptação dos alunos ao dia a dia nas escolas, após um longo período de isolamento social, provocado pela pandemia da Covid-19.
“A pandemia gerou uma mudança de comportamento expressiva nos alunos. Temos observado que as pessoas estão com baixa resistência à frustração, o que gera até mesmo aumento de casos de violência e indisciplina no ambiente escolar. Com a campanha, esperamos ampliar o diálogo entre alunos, professores e familiares, visando resgatar a leveza e a harmonia em sala de aula”, explica o docente.
Dentre as ações previstas na campanha, estão a realização de palestras com psicólogos e outros especialistas, além da realização de encontros e reuniões entre alunos, professores e seus familiares. “Com essas atividades, esperamos facilitar a readaptação dos alunos e também garantir um melhor aproveitamento acadêmico dos estudantes em sala de aula”, afirma Barros, que é diretor-geral de uma das escolas participantes da ação na capital mineira.
Escolas participantes
Nesta primeira etapa, participam da campanha os colégios Santo Agostinho, Sagrado Coração de Maria, Loyola, Marista, Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora das Dores, Santa Rita, São Paulo, Arnaldo, Santa Maria Minas e Santa Dorotéia. Todas essas escolas vão trabalhar a campanha de maneira lúdica, informativa e participativa, por meio das redes sociais, podcasts e e-mail marketing.