Educação Financeira
Os itinerários formativos fazem parte do Novo Ensino Médio. Conforme o Ministério da Educação, a proposta considera três grandes frentes: o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes e de seu projeto de vida, por meio da escolha orientada do que querem estudar; a valorização da aprendizagem, com a ampliação da carga horária de estudos e a garantia de direitos de aprendizagem comuns a todos os jovens, com a definição do que é essencial nos currículos a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
No Colégio Loyola, o itinerário formativo de Educação Financeira ajuda os estudantes a compreender o mundo das finanças e a pensar formas sustentáveis de se comportar com o dinheiro, além de conhecer meios de investi-lo, entre outas habilidades ligadas à gestão financeira.
Os estudantes do itinerário participaram de quatro palestras sobre o assunto finanças, atividade que contou com o apoio do IBMEC, faculdade parceira do Loyola. Eduardo Coutinho e Marcos Camargos, professores da faculdade, e Gustavo Chula, aluno do IBMEC, dividiram o conhecimento sobre o assunto com os estudantes do Colégio.
Gustavo Chula estuda economia do IBMEC e é antigo aluno do Loyola. Ele ficou muito feliz de regressar ao Colégio. “Para mim é muito bom voltar, eu estudei desde o 1º Ano no Loyola, é minha segunda casa. Fiquei muito feliz de saber que agora tem esse itinerário, é um assunto muito importante, vai fazer muita diferença para o futuro dos estudantes”, afirma Gustavo.
O Colégio Loyola busca a formação de excelência para seus estudantes, comprometendo-se em formar cidadãos globais. Chula conta que uma viagem para California, feita por meio do Loyola, despertou seu interesse por economia. “Fiz uma viagem pelo Colégio e tive contato com o mundo das finanças. Foi graças a essa viagem que escolhi meu curso, o Colégio teve papel fundamental na minha decisão,” completa Gustavo.