Encontro de Comunicadores
No novo contexto da Província Jesuítas Brasil e da Rede Jesuíta de Educação, a Comunicação se apresenta como peça chave para aproximar, articular e dinamizar os colégios entre si, e os colégios com as demais obras apostólicas.
_____
Rio de Janeiro, 6 de abril de 2016.
Nos últimos dias 4 e 5 de abril, aconteceu, no Rio de Janeiro, o primeiro Encontro de Comunicação da Rede Jesuíta de Educação. O debate, que ocorreu sob a liderança do Pe. Carlos Jhan, diretor do Colégio Medianeira e coordenador do GT de Comunicação da RJE, reuniu representantes do setor de Comunicação dos colégios da Rede para troca de experiências e busca de frentes de atuação comuns. O delegado da Educação Básica, Pe. Mário Sundermann, e o coordenador de Comunicação da BRA, Pe. Ancelmo Dias, também estiveram presentes.
O primeiro dia foi marcado pelas apresentações. Cada representante teve a oportunidade de expor seus processos e produtos de comunicação, bem como sua estrutura de funcionamento. Foi possível, aos presentes, conhecer um pouco mais do trabalho de cada uma das unidades da Província, que têm realidades bastante distintas entre si: algumas têm o setor organizado, outras passam por uma renovação e outras ainda precisam de estrutura. Em um segundo momento, nas discussões em grupo, foram debatidos os primeiros passos para uma atuação mais próxima e afinada dos setores de Comunicação dos colégios.
Como conclusão, ficou clara a importância estratégica do setor, bem como a existência de diferentes oportunidades para desenvolvimento de ações conjuntas _ com abertura para adequações locais_ que venham melhorar os resultados e diminuir custos na área. “Comunicação é insumo de gestão”, sinalizou o Pe. Carlos Jhan. O plano de lançamento do PEC, assim como a utilização do Moodle também foram assuntos do Encontro. Pe. Mário lembrou que o uso do Moodle pelo setor também deve obedecer às diretrizes do PEC como, por exemplo, o olhar sob o foco da aprendizagem. “Como usar esse espaço de comunicação virtual na lógica da transversalidade?”, questionou ele.
Depois dessa bem sucedida experiência, a sinergia entre os setores de Comunicação dos colégios da Rede deverá ser encorajada. A perspectiva é que o grupo alimente e amplie o intercâmbio ali experimentado, aprimorando e afinando estratégias conjuntas para a Comunicação dos colégios e da Rede Jesuíta de Educação.