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Ensino Fundamental I 01/07/2016
Entrevista com o coordenador

Entrevista com o coordenador

Eduarda Quaresma Lannes – 1º Ano do Ensino Fundamental
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1 – Qual é a tônica do 1º Ano do Ensino Fundamental?

A tônica do 1ºAno EF é o trabalho de alfabetização e letramento, além da acolhida às famílias que chegam ao Colégio Loyola e que necessitam de apoio para conhecer a Proposta Pedagógica, assim como a condução adequada na educação de seus filhos nos diversos âmbitos: como e quando auxiliar no dever de casa e orientações na formação pessoal e social da criança.

2 – O que os alunos vão aprender no 1º Ano? Quais competências esperam-se que ele adquira ao passar por esta série?

Os alunos aprenderão a ler e escrever, desenvolverão a mente matemática, a pesquisa, a criatividade, além de capacidades voltadas para a organização pessoal e a noção de compromisso, responsabilidade. Eles também aprenderão regras de convivência, como respeito e cuidado com o outro.

3 – A quais desafios os alunos do 1º Ano responderão?

Os principais desafios dos alunos serão: adaptar-se a um contexto novo e abrir-se para o novo em várias dimensões, tanto na área da convivência quanto na área da aprendizagem cognitiva.

4 – Qual é o projeto de Série do 1º Ano e a que (objetivo) ele leva o aluno?

O Projeto da Série do 1º Ano é o “Faz de Conta que foi ontem”. Seu objetivo é guardar as memórias do primeiro ano no Colégio, ano de aquisições muito importantes para a vida da criança, tanto na área da aprendizagem como na área socioemocional, para a formação da identidade.

5 – Qual é o papel do Coordenador nesta série, e o que as famílias podem esperar de você? 

O papel do Coordenador Pedagógico de Série é fazer uma gestão de pessoas adequada e empática, além de realizar um trabalho bem coordenado com sua equipe.

6 – Como a família pode ajudar o aluno a vencer essa etapa inicial de formação escolar?

A família precisa, primeiramente, identificar-se com a proposta inaciana de educação. Os pais devem acompanhar os filhos, incentivando-os a gostarem de aprender, fazendo “com eles” e não “para eles”. Em síntese, devem participar da vida escolar de seus filhos.

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