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Ensino Fundamental I 01/07/2016
Entrevista com o coordenador

Entrevista com o coordenador

José Henrique da Silva Júnior – 3º Ano do Ensino Fundamental
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1- Qual é a tônica do 3º Ano?
O 3º Ano do Ensino Fundamental é uma continuidade da formação básica do aluno, tanto no aspecto atitudinal quanto no aspecto pedagógico. O aluno é estimulado a desenvolver a autonomia, a reconhecer e conviver com as diferenças e a interagir com o conhecimento de forma ativa, sendo corresponsável pelo seu processo de construção do conhecimento. O trabalho é desenvolvido tendo em vista a consolidação, a ampliação e o aprofundamento das habilidades e competências essenciais ao Ensino Fundamental I (leitura de mundo, reflexão, raciocínio lógico, expressão pessoal de forma clara – por escrito ou oralmente).

2- O que os alunos vão aprender no 3º Ano? Quais competências esperam-se que o aluno adquira ao passar pelo 3º Ano?
Os alunos são estimulados a trabalhar suas capacidades de forma integral, reafirmando sua identidade. Serão estimulados, também, a compreender o mundo no qual estão inseridos, lendo, escrevendo, raciocinando e buscando estratégias para resolver problemas.

3 – Quais os principais desafios desse ano?
É importante, nessa etapa, tratar o erro como possibilidade para o acerto. Provavelmente, esse será o maior desafio.

4 – Qual é o projeto de Série do 8º Ano e a que (objetivo) ele leva o aluno?
O tema é “Projeto Cultura: manifestações da arte, do saber e fazer do homem” e visa oferecer ao aluno a possibilidade de conhecer e valorizar o jeito de ser de um povo, identificando-se como sujeito ativo e como fazedor de cultura. Nesse contexto, trabalha-se a cultura escolar, familiar, do povo belo-horizontino, destacando as características de cada uma e a relação que existe entre elas.

5 – Como a família pode ajudar o aluno a vencer essa etapa inicial de formação escolar?
Acreditamos que a família seja primordial para estimular o aluno a desenvolver a autonomia dentro e fora da escola. Para isso, é necessária uma postura ativa (acompanhamento, interação) diante do trabalho desenvolvido na série. É necessário um trabalho de parceria com a escola (por meio do diálogo e confiança), possibilitando o crescimento e o desenvolvimento integral do aluno.

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