II Congresso da Rede Jesuíta de Educação
Entre os dias 06 e 09 de agosto, o Colégio Loyola foi representado por 33 pessoas, incluindo jesuítas, colaboradores acadêmicos e administrativos, estudantes e familiares, no II Congresso da Rede Jesuíta de Educação e VII Congresso Inaciano de Educação no Brasil, no Rio de Janeiro.
Com o objetivo de proporcionar experiências significativas e reflexões à luz da identidade inaciana, além de partilhar experiências e ações de inovação pedagógica, considerando os desafios emergentes e os impactos destes na educação jesuítica, o congresso teve como tema “Tradição em Inovar.”
Diretor-geral do Colégio Loyola, Pe. André de Araújo, SJ, destaca a importância da temática. “O tema une a tradição da educação jesuíta, afiançada por sua presença apostólica nos mais variados tempos e lugares, mundo afora, nas fronteiras existenciais e humanas, em que a inovação se faz tão necessária. Entenda-se, pois, a inovação no sentido da construção de um futuro cheio de esperança para nossos estudantes, garantindo-lhes projetos de vida coerentes, legítimos e sustentáveis, a partir de pressupostos audaciosos, de quem procura formar cidadãos conscientes, compassivos, competentes, comprometidos e criativos”.
A delegação do Colégio Loyola participou de forma ativa durante as atividades, ministrando oficinas e mesas-redondas. O Núcleo de Educação para Paz (NEP) falou sobre os Círculos de Construção de Paz e Práticas Restaurativas na Mediação de Conflitos. O diretor acadêmico, Carlos Freitas; a orientadora de aprendizagem Danielle Vasconcelos; e o criador do nosso Lobato IA, Patrick Bonnereau, falaram sobre automatização de CRM com a Inteligência Artificial.
O coordenador de Formação Cristã, Paulo Henrique Cavalcanti, falou sobre sua tese de doutorado: “A Formação Humana na Educação Jesuíta: finalidades e propósitos formativos”. Fabiano Carneiro, orientador de aprendizagem, apresentou sua dissertação de mestrado: “Família e Escola: dos grupos de WhatsApp à parceria do acompanhamento”. Ciro Pablo, professor de Geografia, esteve presente com sua dissertação de mestrado: “A inovação no Ensino Médio na percepção dos atores escolares do Ensino Médio do Colégio Loyola”. A professora do 1º Ano EF Paula Motta também apresentou sua dissertação de mestrado: “A prática do professor discernidor e a responsabilidade do gestor na condução dos processos pedagógicos”.
Protagonismo estudantil em cena
Estudantes das 17 unidades educativas da RJE participaram do Congresso e colocaram o protagonismo estudantil em ação. O público presente teve a oportunidade de ouvir provocações feitas por eles sobre diversas temáticas, como o poder transformador da educação, a importância da formação integral, o engajamento político dos alunos, o crescimento humano para além da sala de aula e o impacto do ChatGPT na educação.
Lara Pace, estudante da 3ª Série do EM do Colégio Loyola, foi mestre de cerimônia durante a apresentação dos alunos e destacou a importância desse momento. “Foi uma oportunidade muito interessante, foi legal ver o quão parecidos são os outros colégios em relação a projetos, valores e objetivos de vida. Fizemos uma carta a 80 mãos e foi uma carta maravilhosa, conseguimos expressar os nossos sentimentos em relação à importância do protagonismo estudantil e a da formação integral”.