Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
Na última semana, a Rede Jesuíta de Educação (RJE), por mediação do setor de T.I., ofereceu aos colaboradores do Colégio Loyola uma capacitação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para que o Colégio se mantenha atualizado e cuidadoso com as novas normas.
A RJE construiu um Grupo de Trabalho (GT) para implantação das ações de adequação dos processos das escolas da rede à lei que entrou em vigência em setembro de 2020. Algumas ações já começaram a ser executadas dentro desse escopo, como a revisão da política de privacidade do site, dos contratos de trabalho de colaboradores, dos contratos de prestação de serviço educacional, além dos contratos de responsabilização da instituição e dos fornecedores em relação ao uso de dados do Colégio.
Os sistemas do Loyola também foram revisados, para aumentar a segurança, tanto interna, no que diz respeito ao que os colaboradores têm acesso, quanto externa, para impedir invasões e possíveis danos. As classificações de dados como sigilosos e outras definições que a LGPD e as melhores práticas de T.I. orientam ainda não foram finalizadas, mas já estão no radar do GT.
Para além das medidas tomadas até agora, o gerente de tecnologia, Bruno Paim, conta que o processo de formação dos colaboradores no tripé sistemas, pessoas e processos também foi alcançado em quase sua totalidade. Os colaboradores administrativos já foram instruídos sobre a mudança de cultura para evitar a disseminação indevida de dados e imagens de todos que fazem parte da comunidade educativa. Faltam apenas os professores e a equipe de gestão pedagógica, que receberão a formação no segundo semestre.
Nesses tempos em que a disseminação de informações pela conectividade se mostra como uma aliada das pessoas, essa tecnologia também se torna um problema no que tange manter a privacidade das informações e das imagens. Por este motivo, o Colégio Loyola se preocupa em assegurar a proteção de todos os dados fornecidos à escola e garantir que eles sejam utilizados exclusivamente para o que são necessários. Sendo assim, a capacitação dos colaboradores e implementação da cultura de conscientização não apenas vai ao encontro do que a LGPD solicita como também proporciona um cuidado com todos aqueles que confiam ao Colégio o que têm de mais precioso, seus dados.