Pedagogia Inaciana
O Colégio Loyola, como obra apostólica da Companhia de Jesus, se orienta pela tradição pedagógica inaciana. A Pedagogia Inaciana é um conceito amplo que oferece uma visão cristã do mundo e do ser humano, um sentido humanista para o processo educativo e um modo de proceder personalizado, ativo e cooperativo em relação ao ensino e a aprendizagem.
A base desse acervo pedagógico é constituída atualmente pelos documentos Características da Educação da Companhia de Jesus e Pedagogia Inaciana:uma proposta prática e Colégio Jesuítas: uma tradição viva no século XXI. Um exercício contínuo de discernimento promulgados pelo Superior Geral dos Jesuítas em 1986, 1993 e 2019, respectivamente.
A Pedagogia Inaciana não é propriamente um método, no sentido rigoroso do termo, mas um enfoque pedagógico cujos elementos principais provêm dos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola, como os conceitos de pessoa, de sociedade, de mundo, de Deus, de projeto de vida. A partir da Pedagogia Inaciana, o Colégio Loyola se inspira no Paradigma Pedagógico Inaciano (PPI). Esse paradigma significa a mediação entre os princípios inacianos e a prática pedagógica no contexto do ensino e da aprendizagem. Não se trata, portanto, de um novo método pedagógico que se acrescenta ao currículo, “mas simplesmente um novo enfoque, um certo `modo de proceder’ compatível com outros métodos pedagógicos”.
O PPI consiste em cinco dimensões, que são contempladas numa prática pedagógica, de tal modo que se trata de um enfoque que valoriza a relação entre professor e aluno, incentivando a disposição ativa para a elaboração do conhecimento. Desse modo, essas cinco dimensões consistem em promover o reconhecimento e o respeito pelo contexto da aprendizagem; oferecer atividades que integram o conhecimento e a emoção num experiência significativa; estimular o processo de reflexão para poder entender o significado mais profundo da aprendizagem; fomentar a decisão e o compromisso com uma ação que se transforma no processo; e, finalmente, todo o processo é mensurado numa avaliação que se revela no crescimento real dos alunos, não somente no nível acadêmico, mas também em todos os níveis do desenvolvimento humano.
Assim, a finalidade do processo formativo do Colégio Loyola é formar o ser humanopara um futuro cheio de esperança, educando para a profundidade e para a cidadania global, na fé e na reconciliação, no contexto da perspectiva inaciana de formação Integral.