Seminário – Rede Jesuíta
Futuro da educação e convênio de formação contínua são destaques da programação
_____
Pensar a sala de aula como um espaço de mediação de conteúdo, onde a aprendizagem se dá de forma ativa, é um desafio que vem despontando no cenário da educação. Essa foi a reflexão proposta pelo Diretor de Unidade de Graduação da Unisinos, Gustavo Borba, com a palestra “Qual será o futuro da sala de aula?”, na última terça-feira (30), segundo dia do “Seminário da RJE: Um caminho de Renovação”, realizado em São Leopoldo (RS).
Segundo Gustavo, o acesso à informação representa uma mudança fundamental de paradigma, tornando o aluno não mais um mero receptor de conteúdo, mas um indivíduo conectado, engajado socialmente e que busca algo diferente na educação. “As pessoas que estão na sala de aula são totalmente diferentes hoje, não querem mais trabalhar em grandes empresas, mas abrir uma empresa. É uma mudança de modelo mental, pois elas querem mudar a sociedade”.
A formação desses alunos empreendedores está ligada ao desenvolvimento de competências, e não mais a uma formação orientada para uma profissão específica. Para mudar a realidade em sala de aula, Gustavo aponta alguns caminhos como projetar melhores práticas das escolas, fomentar o engajamento não só dos alunos como também dos professores e, também, reconhecer o aluno como um sujeito importante no processo de aprendizagem.
Colégio Anchieta recebe participantes
Também na terça-feira, as delegações dos colégios visitaram o Colégio Anchieta, em Porto Alegre, para conhecer e compartilhar experiências e práticas da aprendizagem integral. A recepção aconteceu no Auditório 1 do Anchieta, onde foram organizadas 12 estações que expuseram as práticas das áreas acadêmicas e administrativas da Instituição. Os participantes dividiram-se em grupos e percorreram pelos menos duas estações, conhecendo as iniciativas do Colégio Anchieta e dialogando com os profissionais envolvidos nas áreas.
Após essa dinâmica, os grupos foram encaminhados para espaços do Anchieta, cujas inscrições para visita foram feitas previamente na plataforma Moodle. Locais como Biblioteca, Escola de Artes, prédio da Educação Infantil, entre outros, receberam os participantes, que puderam ver a apresentação do trabalho realizado e os desafios do dia a dia, possibilitando um momento de trocas de ideias e de experiências.
Houve, ainda, uma Missa na Igreja da Ressurreição, localizada no campus do Anchieta, celebrada pelo Diretor Geral, Pe. João Claudio Rhoden. O momento cultural ficou por conta do Show Musical Anchieta, grupo artístico composto por, aproximadamente, 60 crianças e jovens – entre cantores, instrumentistas e dançarinos, todos alunos do Colégio Anchieta.
Convênio de Formação Contínua
Nessa quarta-feira (31), terceiro e último dia do Seminário, uma visita ao campus da Unisinos foi realizada com o objetivo de conhecer espaços da universidade e firmar o Convênio de Formação Contínua entre a RJE e a Universidade.
A recepção ocorreu no Auditório Bruno Hammes, onde o reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, fez uma explanação sob o título O espírito da nossa rede educacional jesuíta: um caminho para melhor servir. Apoiado nos Exercícios Espirituais, Pe. Marcelo trouxe reflexões aos presentes sobre modos de proceder dos profissionais que trabalham nas instituições jesuítas.
Na ocasião, o Delegado para Educação Básica da BRA, Pe. Mário Sündermann, junto com o Pró-Reitor Acadêmico da Unisinos, Pe. Pedro Gilberto Gomes, assinou o Convênio de Formação Contínua entre a RJE e a universidade, promovendo os cursos de especialização, mestrado e doutorado na área de Educação Jesuíta. Essa será a primeira edição da especialização, com aulas à distância. Após esse momento, os grupos foram direcionados a conhecer os espaços da universidade como Tecnosinos, a Escola de Saúde e o Instituto Humanitas Unisinos, entre outros.
Implementação do PEC
Foram três dias de aprendizado, compartilhamento de práticas e convivência entre profissionais das 17 unidades da Rede Jesuíta de Educação. O Seminário teve como objetivo central possibilitar a apropriação afetiva e efetiva do Projeto Educativo Comum (saiba mais aqui) por meio de palestras, reflexões em grupo e visitas a instituições.
A partir do lançamento oficial do documento, os próximos passos são a criação de uma rota de trabalho por parte das unidades, indicando como essa apropriação será feita e, posteriormente, um plano de ação para colocá-la em prática. Para a Diretora Acadêmica do Colégio Antônio Vieira, Jane Medrado, que compôs a mesa do encerramento do Seminário, um movimento para superação de dificuldades e diferenças foi iniciado. “Temos de abrir nossos olhares e corações para trabalhar de forma colaborativa a partir de agora”, enfatizou.
O Diretor Acadêmico do Colégio Anchieta, Dário Schneider, agradeceu o empenho de todos que estiveram envolvidos na organização do evento, ressaltando a importância de cada um na concretização do Seminário. Pe. Mário Sündermann também fez um agradecimento especial a todos, com expectativas para o futuro da Rede. “Nós, jesuítas, cumprimos a missão com esperança, generosidade e alegria, graças a vocês, profissionais. Que o sonho da RJE, de uma aprendizagem integral, transcenda e vire exemplo para outras instituições”, frisou.