Teatro Dona Sofia
Hábito de leitura, gosto pela escrita e desenvolvimento da imaginação, do senso reflexivo e da curiosidade estão entre os propósitos do Projeto de Série Acordando Palavras, do 2º Ano do Ensino Fundamental. Ao longo do primeiro semestre, os estudantes leram o livro A caligrafia de Dona Sofia e exercitaram o trato da poesia.
Thiago Gazzineli e Rose Amaral – professores de música e artes, respectivamente – embarcaram nessa proposta e apresentaram aos estudantes um teatro interativo sobre o livro. Na montagem cênica, Rose faz o papel de Dona Sofia, a florista apaixonada por literatura e poesia que, depois de ocupar todos os cantos da sua casa com versos de poemas, começa a enviar cartas para todos os moradores da cidade com poesia e flores. Para isso, ela conta com a ajuda do carteiro, o seu Ananias, representado por Thiago, que faz as entregas e preenche os espaços com o som do seu acordeão.
Por meio da história, as crianças revisitaram o valor da amizade e foram presenteadas com poesias e flores enviadas por Dona Sofia. Elas tiveram o prazer de ler para todos os poemas recebidos e foram convidadas a retribuir o carinho. Nesse momento, cada turma recitou em coro o poema construído nas aulas do semestre, compartilhando o resultado do trabalho feito.
Essa atividade compõe o que está previsto no PEC sobre a dimensão curricular dos colégios jesuítas: “redimensionar espaços e tempos escolares, para gerar mais espaço de mobilidade e criatividade no processo educativo” e “atualizar os recursos didáticos e tecnológicos, para responder de maneira mais eficaz aos desafios dos tempos atuais”. O Loyola se dedica a promover uma educação que convirja para as propostas da pedagogia inaciana, garantindo o melhor aproveitamento dos conteúdos programáticos na formação integral dos seres.
Veja o vídeo dessa atividade no nosso Instagram, clique aqui.