
Tradição em inovar: visita de Fernando Guidini ao Loyola reforça compromissos da Rede
O diretor da Rede Jesuíta de Educação (RJE), Fernando Guidini, salienta a importância da Pedagogia Inaciana aliada à inovação
Na última semana, recebemos o Professor Fernando Guidini, diretor da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), para a visita de acompanhamento da Unidade e alinhamento do projeto educativo dos Colégios da Rede. Graduado em Filosofia, Mestre e Doutor em Educação, Guidini ocupou anteriormente o cargo de Diretor Acadêmico no Colégio Medianeira (Curitiba, PR), e assumiu a diretoria da RJE em maio de 2022. Guidini adota uma postura na qual destaca a importância de se ter um Planejamento Estratégico e defende que os Colégios Jesuítas atendam às culturas locais e contextos atuais, acompanhando as mudanças sociais sem perder de vista sua identidade como Rede.
Ao longo da visita, o Diretor se reuniu com a Equipe Diretiva do Colégio, com os(as) estudantes que participaram da Olimpíada Internacional de Matemática no Japão, com o Grêmio Estudantil e com colaboradores representantes de diversos setores. Ele visitou, ainda, os novos espaços do Colégio e conheceu as melhorias, obras e reformas concretizadas no último ano. “A visita anual do Diretor da RJE às Unidades, mais especificamente ao nosso Colégio, neste momento, tem como propósito reforçar laços institucionais, aprofundar o diálogo sobre projetos em curso e impulsionar a implementação de diretrizes estratégicas que, nos próximos anos, assumiremos de forma coletiva”, explica o Diretor-Geral do Colégio Loyola, P. André Araújo, SJ.
A passagem de Fernando Guidini pelo Colégio reafirma o compromisso da RJE com a educação de excelência e com a formação integral, baseando-se sempre no modo de ser e proceder da Companhia de Jesus. Defensor da aliança entre tradição e inovação, o Diretor afirma que é necessário abraçar o novo e que Instituições que têm história se adequem à atualidade, sem perder a essência de sua proposta. Segundo Guidini, os Colégios da Rede Jesuíta se caracterizam pelo modo de ser e proceder, e pelos valores fundamentais da proposta pedagógica, mas dialogam constantemente com os avanços da sociedade, com vistas a acompanhar as mudanças, garantir a qualidade educativa e manter-se como referência.
“Tradição e inovação se unem não apenas para preservar o legado educacional do passado, mas também para forjar um futuro em que cada indivíduo tenha a oportunidade de florescer plenamente e contribuir para um mundo mais justo e equitativo. Em nosso modo de ser e proceder, atuamos de forma a integrar tradição e inovação de maneira ética e esperançosa, compromissados com uma educação que verdadeiramente forme na e para uma cidadania global transformadora”, afirma Fernando Guidini, em artigo publicado no site da RJE.
P. André Araújo, SJ, explica que o foco da visita esteve em uma escuta ativa, avaliando os desafios e oportunidades que se apresentam, e com a atenção voltada para a missão e visão institucional, com vistas ao planejamento estratégico 2026-2032: “Refletimos sobre quais elementos deverão orientar nosso projeto educativo nos próximos anos, perguntando-nos sobre como fortalecer a identidade inaciana e os pilares do Projeto Educativo Comum (PEC) diante das novas demandas educacionais e sociais, e definindo as respostas que daremos juntos às novas oportunidades que se apresentam”.
Em entrevista concedida ao setor de Comunicação do Colégio, Guidini define as instituições de ensino Jesuítas como tradicionais, mas não tradicionalistas, o que pode ser compreendido como colégios que transmitem seus valores e cultura de forma viva, mas sem apego rígido e conservador a certas tradições. Para ele, a especificidade do modo de proceder e da tradição pedagógica jesuíta leva a uma vivência com constante abertura ao contexto, ao local, às pessoas, à cultura, à tecnologia e às novas formas de pensar e fazer educação.
“Inovação vai muito além das tecnologias digitais, esses são instrumentos, meios para atingir uma educação inovadora e atual, em que se ensina e aprende de forma integral. O Colégio Loyola, como instituição de referência em Belo Horizonte, integra as características tradicionais da pedagogia inaciana ao movimento da contemporaneidade. Nosso objetivo como Rede é avançar sem deixar de ser quem somos, mas sempre nos projetando em termos de excelência educativa, com o objetivo de cumprir nossa missão de formação de cidadãos globais conscientes, competentes, comprometidos e compassivos. Utilizamos nosso conhecimento em educação de forma a promover práticas de ponta, inclusivas, significativas e de excelência”, afirma.
Fernando Guidini conduziu sua visita ao Colégio Loyola num ambiente de intensa escuta, reflexão e partilha. Agradeceu a acolhida e afirmou que parte com a certeza de que a missão da Companhia de Jesus no Brasil se concretiza de forma viva no Colégio Loyola, que, ao longo dos seus 82 anos de história, segue firme em seu propósito de oferecer uma educação de excelência, inclusiva e profundamente comprometida com a formação integral dos alunos.