Logo Loyola
Sem categoria 03/02/2014
Um Feliz Ano Escolar em 2014! Palavra do Diretor

Um Feliz Ano Escolar em 2014! Palavra do Diretor

Palavra do Diretor

Desejo a todos os estudantes e famílias, professores e funcionários do Colégio Loyola Felicidade em 2014!
Existe aquela pergunta comum e aguda “o que é a felicidade?” Geralmente, deixamos a resposta no ar, mas ousarei defini-la. No entanto, minha definição é humilde, ela serve apenas para a prática educativa cotidiana no Colégio Loyola em 2014. As linhas do quadro de nossa felicidade estão nos esportes, nas eleições, na história e na organização da escola.

Felizes, porque, em 2014, o Brasil fará a festa do esporte e a festa da democracia. O ano vai voar! Nosso ano será atípico, com um calendário escolar especial: teremos um recesso enorme no meio do ano, por causa da Copa (de 12 de junho a 13 de julho). Aliás, embora seja uma questão polêmica, existem evidências históricas de que foram os jesuítas que trouxeram o futebol para o Brasil na segunda metade do século XIX. Sim, os jesuítas do Colégio São Luís, de São Paulo, em busca de uma renovação curricular que contemplasse os benefícios do esporte na educação, trouxeram o football da Europa. Sucesso total entre os alunos, os padres marcaram um gol de placa!

Ao burburinho da Copa, com a possibilidade de intensas manifestações sociais do tipo “Acorda Brasil!” somam-se os debates pelo exercício da cidadania. Seremos felizes se contribuirmos para a melhoria da consciência social e política, fazendo a nossa parte por um país mais justo e bem governado.

Felizes, porque, vivendo nossa tradição jesuítica e inaciana, unidos a todas as obras da Companhia de Jesus no mundo inteiro, celebraremos o Bicentenário da Restauração da Companhia de Jesus (1814-2014). A Companhia de Jesus foi fundada em 1540 por Inácio de Loyola e seus companheiros, mas, em 1773, por uma intriga envolvendo vários reis europeus e o papado, foi suprimida no mundo inteiro, interrompendo mais de dois séculos de muito vigor e criatividade apostólica. No entanto, o Espírito que se conhece e discerne nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola permaneceu nos Jesuítas da Rússia, que não foram expulsos por Catarina II, e em alguns outros que sobreviveram no anonimato. Foi possível, então, restaurar a Companhia em 1814. Por essa razão, os Jesuítas do Brasil escolheram o lema “Dois períodos de uma mesma história, num mesmo Espírito”. O Colégio Loyola, além de vários eventos, marcará a data com a inauguração do Jardim do Bicentenário e com a exposição “Jesuítas: Paixão e Glória”.

Felizes, porque, em 2014, inicia-se a implantação do nosso plano de melhoria escolar (“A escola que queremos: 2014-2016”), um instrumento de planejamento para nos ajudar a chegar à escola que queremos no futuro: construir um projeto educativo mais atual e eficaz; melhorar a interação com as famílias, com o entorno social e comunitário e com outras obras da Companhia de Jesus; potencializ

Posts relacionados