Logo Loyola
Sem categoria 03/04/2014
Padre José de Anchieta é proclamado santo pelo Papa Francisco

Padre José de Anchieta é proclamado santo pelo Papa Francisco

Hoje, dia 3 de abril, padre José de Anchieta foi canonizado através de um decreto assinado pelo papa Francisco. Ele participou da fundação do Colégio de Piratininga, berço de São Paulo, em 25 de janeiro de 1554, sendo assim cofundador da cidade.
 
A canonização do beato José de Anchieta será a equipolente, ou seja, equivale ao processo normal para declarar que determinada pessoa falecida se encontra junto de Deus, no céu, intercedendo pelos que ainda vivem na terra. Este procedimento de canonização não exige a comprovação dos dois milagres, geralmente necessários.
 
Padre José de Anchieta ensinou a língua portuguesa aos filhos de índios e de portugueses, aprendeu o tupi e inovou o ensino, ao escrever uma gramática nessa língua. Foi catequista, fez peças de teatro e hinos, além de realizar outras obras em português, latim, tupi e guarani. Foi também fundador de outro colégio no Rio de Janeiro, no qual foi reitor.
 
O jesuíta participou de negociações de paz em conflitos entre índios e portugueses. Responsável por outras missões, Padre Anchieta foi provincial dos jesuítas no Brasil e escreveu muitos relatos sobre a missão e particularidades da terra e do povo brasileiros.?

Posts relacionados