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Destaque 22/06/2018
Começa a 1ª Jornada do SQGE

Começa a 1ª Jornada do SQGE

“Melhor que o caminho é o caminhar” (Fábio Namiuti)

Começou, hoje, no Colégio Loyola, a 1ª Jornada Comunitária do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE). O primeiro momento, de três dias de trabalho, caracteriza-se pela apresentação e aproximação da equipe diretiva e de lideranças estratégicas da metodologia desenvolvida e proposta pela Federação Latino-Americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI). A primeira jornada continua neste sábado com envolvimento de todos os colaboradores e representantes de famílias e estudantes.

O primeiro momento da Jornada SQGE aconteceu no Espaço Pe. Kolvenbach, conduzido pelo profissional de apoio Gustavo Cuadra, com as facilitadoras da FLACSI Juliana Heleno e Isabel Tremarin, que trabalharão com as equipes internas responsáveis pela avaliação de cada um dos âmbitos do SQGE: Pedagógico-curricular; Clima escolar; Organização, estrutura e recursos; e Família e comunidade.

O diretor geral, Juliano Oliveira, fez a abertura destacando ser a entrada no Sistema de Qualidade na Gestão Escolar um passo a mais no histórico da caminhada do Loyola em busca da melhoria escolar, tendo em vista os processos múltiplos vivenciados pelo Colégio nos últimos anos. “Decidimos entrar agora no SQGE por acreditar que a escola está mais madura em seu senso de pertença e reconhecimento como rede, e, por isso, mais alinhada aos movimentos dos demais colégios, da Rede Jesuíta de Educação e da FLACSI”, explicou. Ele acredita que a simultânea consolidação do planejamento estratégico da RJE subsidiará o Loyola na construção dos projetos de melhoria internos.

Usando uma dinâmica de questionamento para provocar a reflexão, o profissional de apoio da FLACSI introduziu os fundamentos, etapas e papéis dos diferentes atores do processo, bem como o método e resultados a alcançar. Ele deixou claro que a proposta do SQGE não é a avaliação de pessoas, mas de processos. “Trata-se de olhar a prática e ver coisas que não se vê no dia a dia”, esclareceu.

Gustavo Cuadra ressaltou que “tudo que fizermos nos deve levar a melhorar a qualidade do nosso trabalho. A reflexão crítica deve levar a uma ação. E o nosso trabalho deve fazer com que nossos alunos aprendam mais e melhor, em coerência com um projeto inaciano”. Ele afirmou que essa melhoria na aprendizagem não é propriedade apenas do professor, nem dos gestores, mas de todos.

Nesse primeiro momento, foi feito um levantamento e compartilhamento do que cada participante espera e de seus principais temores diante da decisão da escola de entrar no SQGE. Para o diretor geral, a principal expectativa é de uma construção dialógica e de que a comunidade se aproprie e se envolva, de fato, na aplicação do SQGE.

 

 

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