Estudantes do 3° Ano EF fazem apresentação de flauta
Olhares atentos e entusiasmo marcaram as apresentações de flauta doce dos estudantes do 3º Ano do Ensino Fundamental para as turmas mais novas, Educação Infantil e 2° Ano, na última terça e quarta-feira.
Tiágene Nascimento, professora de música, trabalha com os estudantes, desde o 2° Ano, a flauta doce, mas as aulas não se restringem ao aprendizado desse instrumento. “A educação musical é focada na cultura popular brasileira. Eles aprendem ritmos, festas e manifestações da cultura popular, canto, percussão, teclado, xilofone e são estimulados a desenvolver-se tecnicamente em um instrumento musical fora do contexto escolar, mas com espaço de performance nas aulas de música”, afirma Tage.
Raciocínio, criatividade, autodisciplina, consciência rítmica e estética, afetividade, socialização, percepção corporal e linguagem oral são só algumas das diferentes habilidades desenvolvidas no ensino musical que vão ao encontro da pedagogia inaciana. Para além disso, outros objetivos atravessam a proposta das aulas no Loyola, como o conhecimento da cultura popular brasileira, tão rica e louvada mundo afora, e o desenvolvimento do repertório musical.
As turmas do 1° Período EI ao 5° Ano EF têm aulas de música com diferentes professores: Geovane Nunes (Sassá), Thiago Gazzinelli, Paulo Geraldo Rocha (PG) e a nossa entrevistada, Tiágene Nascimento (Tage), compõem essa equipe. Esse esforço coletivo é recompensado pelo interesse e engajamento dos estudantes nas aulas e apresentações. “O grupo de flauta, por exemplo, participa por livre escolha, constrói o repertório e quer realizar apresentações. Todos os processos de aprendizagem são construídos em diálogo com os estudantes”, ressalta Tiágene.
Veja aqui como foram essas apresentações no vídeo disponível no YouTube do Colégio.