Inauguração do Espaço Portinari
Comprometido com a interculturalidade, excelência humana e com a aprendizagem para toda a vida, o Loyola inaugurou o Espaço Portinari. Anteriormente conhecido como Sala Portinari, o ambiente foi reformado para receber todas as turmas do Colégio a partir do Ensino Fundamental 1 até o Ensino Médio e aprofundar as experiências artísticas dos estudantes.
Dentre as novidades da ampliação do espaço, destaca-se a integração do interno ao externo. Sem portas, vidros ou barreiras físicas que dividam a sala do que está ao seu redor, os estudantes que estão em aula e os que estão pelo Colégio se identificam nessa unidade do Loyola, é o que acredita o professor de Artes Eraldo Moraes. “Há mesas coletivas que os estudantes podem circular entre a sala para poder apreciar o trabalho do colega e se inspirar também nas suas produções”, completa o professor.
Os estudantes do 5° Ano também aprovaram o novo Espaço. Um ambiente que conte com todos os materiais artísticos prontos para uso, com armários e pias que facilitem o manejo das ferramentas e que permita que os colegas sentem em grupos com seus amigos e com os que desejam conhecer mais, são as principais características do espaço destacadas pelas crianças. A boa ventilação, a criatividade livre e solta para o fazer artístico, e a beleza do Espaço também foram citadas. “O novo espaço é tipo um ateliê para fazermos nossas artes, é um lugar sagrado; como o Pe. Mário disse, ‘é uma obra de arte’. Estou muito feliz por ter inaugurado essa sala, ela é muito legal”, reforça o estudante Gabriel Queiroz.
Promover as vivências artísticas dos estudantes de acordo com a BNCC e com o currículo do Colégio está entre os objetivos das atualizações no Espaço Portinari. Isso vai ao encontro das dimensões “Curricular” e “Organização, Estrutura e Recursos”, valorizadas no Projeto Educativo Comum. “Eu vejo o ensino de artes aqui do Colégio muito intrínseco à cultura inaciana da Casa Comum. O estudante sai daqui com uma bagagem cultural muito grande, se reconhecendo nos espaços e sensível para o mundo e para as múltiplas belezas que esse mundo pode oferecer”, afirma Eraldo.
Veja mais sobre a inauguração aqui.