Logo Loyola
Destaque 15/11/2015
Prata da casa

Prata da casa

Marco De Ornella, ator premiado internacionalmente e antigo aluno do Loyola, nos conta detalhes de sua vida.

_____

O Loyola faz sua história por meio das histórias de vida de seus alunos. Marco de Ornella é antigo aluno do Colégio e hoje é um ator premiado internacionalmente. Em entrevista, ele nos contou como é sua vida, o segredo de seu sucesso e o que ele traz na bagagem.

Como você descobriu que queria ser ator?

A minha carreira começou de uma forma muito intuitiva e inesperada. Aos 18 anos, eu não tinha muita ideia de qual era minha vocação. Acreditando que as respostas para minhas perguntas existiam dentro de mim, depois de um tempo pesquisando e meditando muito, descobri que queria ser ATOR. Na verdade, foi uma revelação.

Fui assistir ao monólogo “Moliere imaginário” e no backstage, enquanto o ator Ezequias Marques, avô de um grande amigo meu, se preparava, ele me contou suas aventuras nas artes cênicas. Ali, diante dele, em seu olhar, pude me ver como num espelho. Me foi revelado que queria ter esse mesmo brilho de menino no olhar quando eu tivesse a idade dele.

Como foi a trajetória da sua formação?

Eu comecei me cadastrando para fazer uma audição no curso profissional do CEFAR, Palácio das Artes. Sem nenhuma experiência, fui aprovado no melhor curso de Minas Gerais. No meu segundo ano de curso, fui selecionado para fazer o papel do “Lobo” no espetáculo musical “Pedro e o Lobo”, dirigido por Patricia Avelar Zol e Marcelo Cordeiro. Foi minha primeira produção profissional, em que apresentei para mais de 10 mil crianças no Grande Teatro do Palácio.

Fiz parte da companhia de dança Cia Mario Nascimento, na qual fui indicado a “bailarino revelação” pelo prêmio SINPARC e estudei na Dinamarca, no Odin Teatret, um dos grupos de teatro mais respeitados do mundo.

Você mora nos Estados Unidos há quanto tempo?

Estou em Nova Iorque desde 2011. Estudei na Stella Adler Studio, onde também estudaram Marlon Brando, Robert De Niro, Merlyn Monroe entre outros, e também me formei na American Academy of Dramatic Arts, onde se formaram Robert Redford, Paul Newman, Lauren Bacall, Paul Rudd e outros.

Quais foram suas premiações?

A minha mais recente performance foi como Vinicius de Moraes no espetáculo “Infinito enquanto dure”. Neste ano de 2015, fui premiado como “Melhor Ator Brasileiro nos EUA” no prêmio “International Brazilian Press Awards”.

Meu segundo prêmio foi o “Portuguese-Brazilian Awards”, que premia os profissionais que fortalecem as culturas Portuguesa e Brasileira nos Estados Unidos.

Qual são suas expectativas?

Estou focado em trabalhar ainda mais para conquistar meu lugar no cinema de Hollywood. Espero poder um dia representar o Brasil no cinema e na televisão americana. Através da minha carreira, pretendo inspirar jovens a seguirem seus sonhos, por mais impossível que eles pareçam ser.

Você estudou no Colégio Loyola… você acha que o colégio contribuiu em que para o profissional que você é hoje?

Meu tempo no Loyola foi fundamental para minha formação como homem e profissional. Minha experiência neste Colégio definitivamente teve grande influência na formação do meu caráter religioso também. Tive que estudar bastante para me manter no ritmo esperado. Tive apoio dos professores e sempre me senti instigado em dar o meu melhor. Tenho saudade dos DDFs.

Qual é a dica que você pode dar a um estudante que pretende seguir uma carreira de ator/atriz?

Acredito que o primeiro passo é se perguntar qual é a minha razão para escolher ser ator/atriz. A arte do ator é uma profissão muito intensa, às vezes árdua e às vezes mágica. Com altos e baixos, como uma montanha russa.

Mas se o motivo vem da paixão pela natureza humana e pela necessidade de se servir de veículo para contar uma história que pode mudar a vida das pessoas, nesse caso eu diria: “Bem-vindo à melhor profissão do mundo!”

E qual dica pode dar para quem quer fazer uma carreira internacional?

Preparação é fundamental para uma carreira internacional. Mas ter coragem e acreditar que é possível é a chave. Nunca coloque limite em seu sonho e sempre se mantenha informado e atualizado com o que se passa no mundo.

Domine com perfeição a língua do país no qual você quer trabalhar. E o mais importante é: divirta-se e aproveite cada minuto.

Posts relacionados