Adapturas brasileiras
“Adapturas brasileiras” foi o nome dado ao projeto interdisciplinar do 7º Ano, o qual remete a uma brincadeira entre as palavras “adaptação” e “literatura”.
Segundo o professor de teatro Júlio César Vianna, a atividade interdisciplinar envolveu dez professores. Ao longo das aulas, os estudantes deveriam escolher alguns contos e histórias curtas da literatura mundial. A partir dessa escolha, teriam que criar uma adaptação teatral inédita pensando em uma região do Brasil. “A partir do texto montado pelos grupos, os estudantes começaram a definir quem faria cada personagem, quem ficaria com a cenografia, iluminação e trilha sonora”, explicou.
Os estudantes foram protagonistas em todas as etapas do trabalho: escreveram o texto, montaram o cenário, escolheram figurinos que se encaixavam com a região do país em que a peça se passava e organizaram o espaço para a apresentação.
Para a estudante Cecília Lima, a proposta foi bem ousada. “Temos a matéria Teatro, mas não sabíamos como funciona na vida real, como é ir ao palco, atuar, usar a trilha sonora. Quando o teatro se junto a outros componentes curriculares, ficou muito interessante”. Para o aluno Miguel Barbosa, misturar várias disciplinas levou-os a refletir sobre como os conteúdos estão conectados: “Em História, nós precisamos explicar como a nossa peça se relacionava com o conteúdo que estávamos estudando, que era Idade Moderna” exemplificou.
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