1ª Jornada Comunitária do SQGE
Comunidade reflete sobre qualidade para o Colégio Loyola
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O Colégio Loyola entrou, definitivamente, no Sistema de Qualidade da Gestão Escolar com a realização, no último sábado, da 1ª Jornada Comunitária de autoavaliação. No encontro, que reuniu colaboradores e representantes de pais e estudantes, a comunidade escolar deu início ao exercício de reflexão sobre os processos e práticas internos e ao desenvolvimento de um entendimento comum sobre o que seja qualidade para a Escola.
O ponto alto do encontro foi o trabalho em grupos, momento em que foi possível dar voz à comunidade. Cada participante teve a oportunidade de expressar suas percepções e expectativas em relação à educação oferecida pelo Loyola, compartilhando seus sonhos para uma aprendizagem realmente de qualidade para os estudantes.
Para o chefe do Setor de Revisão e Edição de Textos, Humberto Mendes, a solicitação ao colaborador para expressar seus desejos para a qualidade da Escola poderia ser usada outras vezes, em outros contextos. “Participei como moderador de um grupo, e é nítido como os desejos falam muito de nós, como pessoas, como profissionais e como membros de uma comunidade”, explicou. Para ele, a análise dos desejos “que ficaram pelo caminho” pode subsidiar ações bastante positivas pelo Colégio.
A professora e assessora Amanda Lopes, da área de Arte, teve a mesma impressão. Para ela, “foi um momento raro e bonito de se ver, com profissionais de diferentes setores, pais e estudantes, reunidos para pensar e compartilhar, com liberdade e de modo amplo, o que acreditam sobre Formação Integral, fazendo sugestões para o crescimento da Escola”. “Estou otimista”, disse, referindo-se à certeza de que esse movimento de melhoria está apenas começando e ao fato de sentir que, segundo suas palavras, “estou contribuindo efetivamente”.
Na 1ª Jornada Comunitária do SQGE, o diretor geral, Juliano Oliveira, expôs a todos as razões do Loyola para ingressar no SQGE, relembrando um dos objetivos apontados por ele no início de sua gestão. As facilitadoras e o profissional de apoio da Federação Latino-Americana de Colégios da Companhia de Jesus (FLACSI) apresentaram os elementos centrais do sistema. O diretor acadêmico mostrou os dados levantados previamente para construção de um conhecimento básico a respeito dos resultados das aprendizagens dos estudantes nas dimensões acadêmica, espiritual-religiosa e socioemocional.
De acordo com a coordenadora pedagógica de série, Nalu Magalhães, foi um momento extremamente importante para a autoavaliação que está sendo proposta para o Colégio. “E nada mais coerente do que fazer isso a partir dos diversos olhares dos colaboradores, pais e mães, e estudantes”, ressaltou. Para ela, o trabalho em grupo, durante a Jornada Comunitária, foi como um “caleidoscópio. A cada contribuição, as peças se reordenavam, possibilitando maior clareza. A dinâmica de cada momento tornou o trabalho mais leve e inaciano”.
Ao fim da jornada comunitária, a coordenadora interna do SQGE, Alexandra Gazinelli, tornou públicos os nomes dos coordenadores internos das equipes que conduzirão a autoavaliação a partir dos principais âmbitos do SQGE: Pedagógico-curricular, Família e comunidade, Clima escolar e Organização, estrutura e recursos. A 1ª Jornada do SQGE começou na sexta-feira, 22/06, com um primeiro momento envolvendo as equipes diretivas e lideranças estratégicas do Colégio, e terminou ontem, 25/06, com uma reunião das comissões para início da aplicação da guia de autoavaliação. O primeiro ciclo do sistema deve durar em torno de dois anos, com diversas etapas e momentos de envolvimento da comunidade.