Estudantes do Loyola participam da Olimpíada de Matemática da Unicamp
Os estudantes Joaquim Muniz, Antônia Muniz, Davi Ladeira, André Marigo, Guilherme Marigo e Henrique de Araújo participaram da fase final da 40ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), em Campinas (SP), no dia 31 de agosto, e conquistaram um certificado de Menção Honrosa.
Formadas por estudantes de escolas públicas e privadas, neste ano 2,8 mil equipes foram inscritas e 225 chegaram à fase final da competição, que contou com três fases, duas on-line e a última presencial.
Segundo os organizadores, a OMU possui uma proposta original, que difere de outras competições de matemática. “A participação ocorre em equipes compostas por três estudantes, além de um professor responsável. O objetivo é que os alunos discutam e, juntos, busquem soluções para os problemas e desafios apresentados. As provas são dissertativas e, além da correção tradicional, também é avaliada a qualidade do texto e da argumentação, de maneira comparativa.”
Para o estudante Guilherme Marigo, participar da OMU foi uma experiência enriquecedora. “Aprendi bastante e tive a oportunidade de vivenciar algo novo. Para a preparação, tivemos acesso às provas anteriores e estudamos conteúdos que não costumamos ver na escola. Acho que consegui ter um bom desempenho e fazer alguns acertos.”
Participar de olimpíadas como a OMU contribui para formação de cidadãos globais, preparados para enfrentar os desafios do mundo. A estudante Antônia Muniz destaca essa importância: “Participar da OMU foi incrível e proporcionou uma experiência diferente, cheia de novos valores. Como a Olimpíada é realizada em trio, tivemos a oportunidade de aplicar vários princípios importantes para o trabalho em equipe. Essa experiência será valiosa para o nosso currículo no futuro. O Loyola sempre incentiva a participação nessas olimpíadas, o que é muito positivo para nós.”