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Alunos 17/08/2020
Loyola Mun XXII

Loyola Mun XXII

Loyola Mun é uma tradicional simulação de uma reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) que integra o Projeto de Série da 2ª Série do Ensino Médio do Colégio Loyola. Devido ao contexto atual, em 2020, essa atividade aconteceu de uma forma diferente, porém, como sempre, recheada de debates e discussões ricas de aprendizados e conhecimentos. Neste ano, a dinâmica, que é 100% conduzida pelos estudantes, chegou a sua 22ª edição e marcou 10 anos de história no Colégio.

Edição 2020

No dia 12 de agosto, ocorreu a Cerimônia de Abertura do Loyola Mun. Nela, como de praxe, houve a exibição de um vídeo de introdução da atividade, apresentações musicais, discursos de estudantes e educadores, dentre outros. Porém, nessa edição, contamos com algumas novidades. Na abertura, os estudantes contaram com a participação de Milton Nogueira, ex-funcionário da ONU. Ele, que exerceu função de perito revisor do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), criado pela ONU, contou um pouco sobre suas experiências com outras culturas, dando uma prévia para os alunos, que, posteriormente, realizariam debates pautados em questões políticas, culturais e sociais.

Além disso, o Loyola Mun ampliou seu alcance com a participação de estudantes e educadores do Colégio dos Jesuítas de Juiz de Fora. Segundo o Diretor Geral, Padre Mário Sündermann, SJ, essa é uma atividade fundamental para a formação integral do estudante e uma parceria rica de aprendizados. “Dirijo-me a vocês com muita satisfação por poder testemunhar um momento especial em que a ação educativa de nossas escolas se revela com vigor e potência. O dia de hoje, diante de vocês, renova o ânimo e a disposição para o enfrentamento dos desafios desse tempo atípico, de mudanças profundas. Não nos deixemos enganar, mas nos deixemos encantar”, acrescentou o Diretor Geral.

No Loyola Mun, os delegados, diretores e secretários são expostos a um complexo emaranhado de informações e conhecimentos, que correlacionam todas as disciplinas da grade curricular, a fim de promover debates sobre temas de influências nacional e internacional. “Está no cerne dessa instituição a noção da formação integral, ou seja, ir além das disciplinas curriculares, além do aspecto acadêmico, abordando também as dimensões socioemocional e espiritual-religiosa. O Loyola Mun, como todas as outras simulações, é uma atividade que cumpre o seu papel na formação de um aluno de uma escola da Companhia de Jesus”, destacou o secretário Artur Melo.

Nos dias 12, 13 e 14 de agosto, os estudantes participaram de debates e discussões de cunho cultural, político e social. Divididos em vários comitês, como, por exemplo, Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados – Conflitos na Líbia, House Committee on Homeland Security – Police Reform, entre outros, os alunos representaram nações ou partidos políticos.

Segundo Henrique Barros, antigo aluno do Colégio Loyola, que participou de todas as edições desde 2016, ano em que concluiu o ciclo da Educação Básica no Colégio, o Loyola Mun é uma oportunidade de os estudantes “defenderem uma opinião, concordando ou não, ou conhecerem uma opinião oposta. É um momento no qual os estudantes representam um país e precisam seguir a ideologia dele. Dessa forma, pode existir um conflito entre a opinião pessoal do estudante e o posicionamento que ele terá que defender. Enfim, é um desafio”.

Em suma, o Loyola Mun é uma experiência rica de aprendizados e essencial para a formação integral do aluno. Por meio dessa dinâmica, os estudantes desenvolvem autonomia, senso crítico e responsabilidade.

 

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