Aprendendo paleontologia de forma lúdica
Antigo colaborador do Colégio Loyola, o professor e paleontólogo Cástor Cartelle conversou com os estudantes do 6º Ano EF sobre seu livro “Meninos da Planície”, suas atividades em campo e a descoberta de fósseis.
Nos últimos anos, a obra do autor vem sendo trabalhada em sala de aula: o livro conta as descobertas dele a respeito de duas crianças que viveram há milhares de anos, na era primitiva. A professora de ciências do 6º Ano, Letícia Viegas, conta que teve a alegria de encontrar os estudantes trabalhando o livro do Cartelle. “O livro aproxima muito o conteúdo de ciências que trabalhamos neste ano. Somos muito privilegiados por ter a presença dele, contando suas experiências ao longo da sua caminhada na paleontologia”, afirma Letícia.
Para a estudante Laura Melgaço, a palestra foi incrível. “Consegui me aprofundar mais no assunto sobre os fósseis. Gostei de saber os tipos de fossilização: âmbar, gelo, rochas que muitas vezes são sedimentares. Conseguimos perceber quais são mais novos e antigos dependendo da camada de profundidade em que eles estão. Tudo foi apresentado com muita alegria e diversão pra gente”, conta Laura.
O professor Cartelle não escondeu a alegria de estar de volta ao Colégio. “O Loyola, para mim, é muito especial, dediquei muitos anos de felicidade ao Colégio. Voltar aqui é uma chuva de lembranças positivais, vir aqui é voltar a sorrir,” afirma Cartelle.
Assista o vídeo e faça uma viagem no mundo dos fósseis. Clique aqui.