Comitê Covid-19 Loyola Discente
O Loyola está criando um espaço para envolver seus estudantes no debate sobre a retomada das atividades presenciais após o fim do isolamento. Principais protagonistas do processo educativo, eles solicitaram ao Colégio uma escuta direta de suas percepções em relação ao assunto. Sua participação ativa nessa importante reflexão da comunidade foi acolhida, tendo em vista que eles poderão nos ajudar a compreender melhor a mudança de época que estamos vivendo.
Atualmente, o Loyola se prepara internamente para a volta às aulas presenciais, quando for autorizado pelos órgãos competentes de Saúde e Educação e pela Rede Jesuíta de Educação, o que ainda não tem data definida. Para viabilizar a escuta e a participação dos estudantes nesse momento, foi criado o Comitê Covid-19 Loyola Discente. O principal objetivo é facilitar o diálogo com os representantes dos alunos e viabilizar o envolvimento deles nos processos de reconfiguração do Colégio após o fim do isolamento social.
A demanda dos estudantes surgiu durante a realização de uma pesquisa sobre o tema junto às famílias. Tendo em vista que a educação jesuíta está centrada na formação integral e valoriza a aquisição da autonomia, a constituição do Comitê é uma resposta da escola ao desejo de diálogo, também considerada como oportunidade para o exercício da liderança e do serviço aos demais nas diferentes instâncias da organização escolar e da vida fora dela.
De acordo com Ana Flávia Bitencourt, educadora da equipe de Formação Cristã e uma das mediadoras do Comitê Covid-19 Loyola Discente, até o momento, o comitê realizou dois encontros virtuais. O primeiro aconteceu para encaminhamentos sobre a constituição do grupo, que terá a presença de estudantes do Ensino Médio e do 9º Ano do Ensino Fundamental, além de educadores mediadores. O outro, para que os estudantes pudessem compartilhar as percepções deles sobre uma possível reabertura do Colégio e a retomada das atividades presenciais.
Como primeira ação concreta, os estudantes do Comitê Covid-19 Loyola Discente estão atuando na mobilização dos colegas para realização da avaliação diagnóstica da aprendizagem no contexto atual. Ela será a base do planejamento pedagógico enquanto as atividades estiverem sendo oferecidas em modo remoto e também após o retorno. De acordo com Ana Flávia, uma outra iniciativa é a proposição de uma pesquisa, elaborada e destinada aos estudantes dos vários níveis de ensino do Colégio. A ideia é mapear percepções e necessidades dos estudantes com vistas à retomada das aulas presenciais.
Como estudantes de uma escola jesuíta, nossos jovens estão empenhados em colaborar na construção de um modelo de vida humana reconciliado com a criação, refletindo e discernindo sobre soluções para fazer frente ao desequilíbrio ecológico, como sugere a preferência pelo “cuidado com a casa comum” estabelecida pela Companhia de Jesus como missão pelos próximos dez anos (2019-2029). Também nossos educadores, orientados pela preferência do acompanhamento da juventude e pela pedagogia inaciana, têm na abertura de espaços de contribuição dos jovens o foco da construção de um futuro mais promissor e mais cheio de esperança.