E por falar em ENEM…
A quantas anda a preparação, no Ensino Médio, para essa seleção?
_____
Lucas Faria, da 2ª Série A, encontrou um jeito próprio para disciplinar os hábitos de estudos, depois de ser apresentado a um modelo de sistematização por percepção das dificuldades pessoais e exigências de cada disciplina. Ele conseguiu organizar o tempo e vem mantendo o rendimento médio que estabeleceu como meta, apesar do aumento no volume de conteúdo a ser apreendido.
A aluna Laura Antunes Bono, da 1ª Série, fez o ENEM no ano passado como treineira e já se inscreveu para a próxima edição. Ela está usando uma metodologia indicada pelo Colégio para organizar seu tempo de estudos, fazendo a revisão dos conteúdos assim que são ministrados e se dedicando mais às disciplinas nas quais possui mais dificuldade de aprendizado.
Quando o assunto é ENEM, a turma do Ensino Médio está afiada e envolvida em uma série de estratégias que começam no início do ano.
Na 1ª série, o ano começou com um aulão de apresentação desse exame. A ideia é mostrar a configuração e composição das provas para que o(a) aluno(a) possa se perceber diante desse desafio e encontrar o melhor caminho para alcançar o resultado. Nesse momento, os estudantes recebem um caderno de estudos, com orientações sobre como criar uma rotina para se dedicar a cada disciplina. De acordo com o coordenador Edelves Luna, já nesta etapa, os jovens são estimulados a se inscreverem para o ENEM. Para ele, a participação é importante “para que o(a) aluno(a) não se depare com o desconhecido apenas no dia da prova”.
Além dos simulados que integram as atividades de cada série, e que começam lá no 9º Ano do Ensino Fundamental, os(as) alunos(as) recebem informações constantes da Comissão ENEM, via TV Loyola e outros meios de comunicação institucionais, sobre eventos externos, materiais complementares e estratégias que possam dar suporte ao aprendizado e ajudá-los a alcançar o desempenho desejado no exame.
Na 2ª Série, uma das primeiras ações do ano é apresentar aos(às) alunos(as) uma série de boas estratégias para responder às questões do ENEM. Um dos pontos abordados é a coerência ao longo da prova, o que exige autoconhecimento do estudante. O ideal é que o(a) aluno(a) identifique rapidamente as questões nas quais possui mais facilidade e as elimine logo para ganhar tempo e pontos em relação às perguntas em que tem mais dificuldades.
Na 3ª Série, a rotina é bem mais intensa. Além dos simulados internos, os(as) alunos(as) são estimulados a participar de simulados externos opcionais. No último mês, eles(elas) também tiveram um Aulão de Artes com o professor Rodrigo Faleiro. O foco do encontro foi dar suporte aos(às) alunos(as) para as questões dessa disciplina, que não integra o currículo da série.
A grande expectativa, no entanto, é a “Intellect Fitness”, uma ficha de acompanhamento de resolução da apostila de provas do ENEM, com questões aplicadas desde o exame de 2011. A partir do material, além de exercitar o raciocínio, os(as) alunos(as) podem registrar e focar suas estratégias de estudos nos conteúdos nos quais identificam maior grau de dificuldade.
Para o segundo semestre, além do que já vem sendo desenvolvido, está prevista a Semana ENEM, um período intenso de atividades relacionadas a todas as áreas de conhecimento, com atividades interdisciplinares e retomada de assuntos que foram mais abordados nos exames dos últimos anos.