Logo Loyola
Ensino Fundamental II 01/07/2016
Entrevista com o coordenador

Entrevista com o coordenador

Flávia Urbano Silva – 8º Ano do Ensino Fundamental
_____

1 – Qual é a tônica do 8º Ano?

É a série que deve assegurar aos estudantes a consolidação dos conteúdos e conhecimentos apreendidos no Ensino Fundamental II, priorizando a organização, a sistematização dos conteúdos, bem como a solidificação das habilidades relacionais.

2 – O que os alunos vão aprender no 8º Ano? Quais competências esperam-se que o aluno adquira ao passar pelo 8º Ano?

Além dos conteúdos previstos no Programa Curricular, os alunos são levados a desenvolver a capacidade de aprender significativamente, ou seja, relacionar os novos conhecimentos adquiridos com o (conhecimento) prévio que o aluno possui, além de priorizar as habilidades sociais, cognitivas e pessoais, fortalecer o crescimento da autonomia, a responsabilidade social e a formação para a cidadania.

3 – A quais desafios os alunos do 8º Ano terão que responder? Quais os principais desafios desse ano?

Os alunos do 8º Ano serão estimulados a construir uma sólida formação acadêmica, a capacidade de sistematizar e organizar as informações, a desenvolver e construir a capacidade de acolher e a se relacionar com o “diferente”, de se colocar no mundo contemporâneo resguardando valores e princípios.

4 – Qual é o projeto de Série do 8º Ano e a que (objetivo) ele leva o aluno?

O projeto de Série “E eu com isso?” faz parte de um projeto maior, “Formação para a Cidadania”, que envolve os alunos do 8º Ano à 2ª Série do Ensino Médio, e tem como objetivo desenvolver a “Alteridade” (capacidade de se colocar no lugar do outro), a consciência de si e do mundo, a concepção de cidadania.

5 – O que se faz no 8º Ano para preparar o aluno para os desafios acadêmicos como o ENEM e o vestibular e o futuro pessoal e profissional?

Trabalham-se com os alunos conteúdos, competências e habilidades previstas para este segmento de forma a garantir uma aprendizagem que o prepare para o prosseguimento de estudos no Ensino Médio.

6 – Qual é o papel do coordenador no 8º Ano e o que as famílias podem esperar de você?

O papel do Coordenador Pedagógico do 8º Ano é orientar e acompanhar o desenvolvimento acadêmico, afetivo, atitudinal, cognitivo e social dos alunos levando-os à construção da plena autonomia.

7 – Como as famílias podem ajudar o aluno a vencer essa série (esse ano)?

Trabalhando o desenvolvimento da autonomia, o hábito de estudo, o cumprimento das tarefas com organização e qualidade em parceria com a escola.

Posts relacionados