Formação para a Cidadania
Projeto de Formação para a Cidadania amplia consciência de alunos do 9º Ano sobre funcionamento do poder público e desperta olhar para a diversidade.
_____
“O cidadão tem direitos e deveres. Mas como garanti-los?” A síntese é de Érika Sena, aluna do 9º Ano A do Colégio Loyola. Prestes a iniciar o Ensino Médio, ela acompanha o noticiário e procura entender os fatos mais relevantes. Essa reflexão é um dos objetivos das atividades de Formação para a Cidadania, que envolvem alunos desde o 8º Ano do Ensino Fundamental até a 2ª Série do Ensino Médio.
Em cada série, um formato específico. No 9º Ano, as turmas desenvolvem o Projeto Magis de Cinema: Formação para Cidadania. “De maneira interdisciplinar, ele permite conhecer a estrutura do poder público e sua importância, além de educar a sensibilidade dos jovens para ver que o mundo é rico em diversidade”, explica a coordenadora do 9º Ano, Rose Furtado. “Com todo o universo de informações que está disponível hoje, a escola, a família e o aluno devem estabelecer um diálogo que colabore para a formação da capacidade de abstração e síntese, essencial para a consciência da cidadania”, acrescenta o professor de Redação, Francisco Assunção.
Em maio, os alunos visitaram sete instituições: Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Câmara Municipal de Belo Horizonte, Cidade Administrativa, Ministério Público de Minas Gerais, Secretaria Municipal de Educação, Tribunal Regional Eleitoral e Tribunal Regional do Trabalho. No segundo semestre, eles vão apresentar um curta-metragem e participar de um “Oscar”, em que o maior prêmio é a ampliação da consciência da responsabilidade de cada um em relação ao outro e à sociedade.