Logo Loyola
Alunos 04/07/2016
Loyola cultural

Loyola cultural

O artista tem de ir aonde o aluno está. E assim se fez o sucesso da Semana de Cultura, Arte e Literatura
_____

Eu achava que, para ser escritor ou ator, precisava ter superpoderes, fazer parte de um grupo especial de pessoas, sabe? Mas agora eu vejo que a diferença é a dedicação. Se você gostar de alguma coisa e se dedicar muito, pode ser o que quiser!

A gente estava cantando, brincando e rindo, ri muito com os colegas. Depois vi que tinha guardado um monte de informações sobre o Nordeste e a cultura de lá!

Estamos estudando muito nessa época, preocupados com as provas. Foi ótimo sair da rotina, ter aulas em formatos diferentes, admirar as exposições e alimentar a imaginação… Adorei!

Essas são algumas impressões que ficaram nos alunos durante a Semana de Cultura, Arte e Literatura & Feira do Livro, realizada entre 27 de junho e 02 de julho no Colégio Loyola. A programação, pensada para que os alunos vivenciassem a cultura, a arte e a literatura por meio de dois pontos de vista, o do criador e o do espectador, agradou em cheio aos estudantes de todas as séries.

E não só a eles. As famílias também tiveram a oportunidade de conhecer as exposições abertas ao público, as obras produzidas pelos alunos, os eventos dentro da Feira do Livro e ainda os shows da Festa Literária Artístico-Cultural do Ensino Médio (Fliac).

Veja a cobertura fotográfica!

Durante toda a semana, os estudantes integraram atividades que mesclaram apresentações de teatro e música, bate-papos com autores, designers e ilustradores; oficinas e debates com ex-alunos que fazem da criatividade artística um ofício; palestra de pesquisadores e dinâmicas variadas que uniram aspectos acadêmicos e manifestações de identidade cultural. O evento contemplou, também, o diálogo sobre a cidadania, a sustentabilidade e o respeito à diversidade, estimulando uma perspectiva crítica diante do que se vê na mídia de massa ou de forma fragmentada em meios virtuais.

Gostinho de “quero mais”
Para quem acha que passou muito rápido, uma ótima notícia: ainda dá tempo de acompanhar exposições em diversos espaços. Até o dia 13 de julho, três mostras estarão abertas à visitação:

1ª Mostra de Ilustrações Literárias do Loyola (MILL) traz nomes consagrados na ilustração infantil. Os trabalhos estarão expostos na Sala Portinari e no Passinho das Artes, com entrada gratuita. Saiba mais

Das raízes crianceiras às coisas olhadas de azul é uma exposição em homenagem ao centenário do poeta Manoel de Barros, a qual traduz parte do universo poético do autor cuiabano no Passo das Artes. A curadoria é da assessora e professora de arte, Amanda Lopes, e da coordenadora do Núcleo de Projetos Institucionais, Isabel Santana. Saiba mais

Brasil em Quadros: o Modernismo na atualidade é uma mostra que também leva as obras dos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental ao Passo das Artes. Unindo os aprendizados das aulas de Arte e de História, eles apresentam 54 releituras de seis grandes mestres da pintura brasileira. Saiba mais.

A Semana da Cultura foi dirigida pelo Núcleo de Projetos Institucionais e pela Biblioteca, em integração com as assessorias das áreas de Linguagens, Arte, Humanas e colaboração do Grêmio Estudantil, da Associação de Pais do Loyola e da Associação de Antigos Alunos.

Posts relacionados